Equipamento possibilita a reestruturação e redução de intervalo no sistema de transporte coletivo da região
O novo terminal de ônibus Tereza Suster, no Riacho Grande, foi entregue sábado (6) pelo prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho. O novo equipamento fica na Estrada do Rio Acima, na altura do número 60. Além do chefe do Executivo, também estiveram no evento os familiares da homenageada e o subprefeito do Riacho Grande, Wagner Lino.
Com a inauguração, será possível implementar uma série de ações que foram desenvolvidas para melhorar a qualidade do transporte público municipal na região. Serão realizados novos atendimentos nos bairros Alto da Serra, Parque dos Lagos, Capelinha, Cocaia, Balneária, Parque Rio Grande, Estoril e Areião. A operação das linhas que atendem ao pós-balsa será alterada a partir do próximo dia 20.
O objetivo, segundo a Empresa de Transporte Coletivo de São Bernardo (ETC), é a otimização das linhas que atendem a população daquela região, proporcionado pelo sistema de integração tarifária, de forma a reduzir o intervalo entre partidas e o aumento do número de viagens.
“É aí que a população sentirá a mudança. A partir disso, poderemos proporcionar maior regularidade no cumprimento dos horários, melhorando, assim, a prestação do serviço”, afirma o gerente de Operações da ETC Renato Moreira. Hoje, o transporte público municipal atende 120 mil passageiros por mês naquela região (sem contar os moradores do pós-balsa).
Linhas
Um dos problemas a ser solucionado a partir do novo sistema é a eliminação dos chamados “trajetos negativos”, o que acontece quando uma linha dá muitas voltas para poder atender à demanda de várias regiões vizinhas. Um exemplo é a linha 31A – Paço/Capelinha via Estoril – Borda do Campo e Cocaia, que será desmembrada em três: 62A – Riacho/Estoril via Vila Tosi; 63A – Riacho/Capelinha e 64A – Riacho/Cocaia via Banespa.
Nesse caso, o passageiro que pegava o ônibus no Bairro Capelinha com destino ao Paço obrigatoriamente circulava pelos bairros Cocaia, Borda do Campo e Estoril. Após a reconfiguração, o passageiro de cada local seguirá diretamente para o Terminal Riacho Grande, onde fará a interligação para a região do Paço Municipal ou outros destinos.
O resultado é que o tempo dos intervalos nas linhas será reduzido em 40%, em média. Consequentemente, o número de viagens terá aumento considerável após a implantação do novo sistema, passando de 84 viagens diárias para 269. “Eram sete linhas muito longas e que faziam o passageiro perder muito tempo. Excluímos duas delas e criamos mais seis, que são as chamadas linhas alimentadoras”, disse o secretário de Transportes e Vias Públicas, Oscar Silveira Campos.
O Terminal Tereza Suster contará com posto de atendimento ao usuário e de cadastramento do Cartão Legal, além de sede administrativa e espaço para o uso dos operadores do transporte coletivo.
Cartão Legal
Os moradores da região do Riacho Grande que ainda não aderiram ao Cartão Legal devem fazer o cadastramento na Subprefeitura do distrito. O cartão possibilitará a integração no novo terminal sem ter de pagar nova tarifa.
A adesão ao Cartão Legal é gratuita e poderá ser feita na Rede Fácil Riacho Grande, localizada na Avenida Araguaia, 265, mediante apresentação de RG, CPF e comprovante de residência. O cartão fica pronto em até três dias. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O telefone para informações do Cartão Legal é 0800-7710 191.