Na Sessão Ordinária desta terça-feira (09), na Câmara Municipal de São Caetano do Sul, o vereador professor Pio Mielo (PT) apresentou um pacote de indicações e requerimentos em favor do bairro Fundação. Por meio de informações recolhidas em diversas reuniões realizadas com lideranças e moradores do local, o parlamentar identificou os principais gargalos, que passam pelas áreas de educação, lazer e infraestrutura urbana.
Pio Mielo explicou o motivo de ter escolhido o bairro Fundação como ponto de partida para a ação bairro a bairro. “Como o nome do bairro já diz, foi neste local que nossa cidade foi fundada. É aqui que está a Igreja Matriz e é realizada a nossa tradicional Festa Italiana. Apesar disso, é um local que ainda sofre com enchentes e carece de muitos investimentos”, afirma.
Entre as ações indicadas pelo parlamentar estão a realização de estudos para a criação de espaços de lazer no bairro, além de criação de parcerias com as agremiações locais para que ofereçam atividades para crianças e jovens; avaliação da possibilidade de instalação de um Centro de Terceira Idade; e também abertura das escolas aos finais de semana para proporcionar lazer às crianças. Outras medidas cotidianas preveem intensificação da segurança e resolução de problemas urbanos e de infraestrutura.
As ações bairro a bairro, promovidas por Pio Mielo, consistem em visitar e realizar reuniões com moradores e lideranças dos 15 bairros de São Caetano do Sul com o objetivo de preparar ações específicas de acordo com as suas necessidades.
São Caetano mais segura
A última Sessão Ordinária também contou com a visita do capitão João Francisco Terron, comandante do 6º Batalhão da Polícia Militar de São Caetano do Sul. Na ocasião, o comandante apresentou os números da segurança no município e o planejamento organizacional para uma cidade mais segura.
Nesse debate, Pio Mielo sugeriu a realização de um trabalho de fortalecimento da comunicação na divulgação de ações positivas na busca por uma cidade mais segura. “Não tenho dúvidas de que esse sentimento de ação inibiria algumas atividades do crime, uma vez que anularíamos a divulgação dos fatos negativos”, finaliza.