Ação tem como objetivo intensificar a prevenção e o diagnóstico precoce de câncer bucal
A Secretaria de Saúde da Prefeitura de São Bernardo do Campo promove a sétima edição do Abra a Boca para a Saúde nos dias 29 e 30 de outubro e 3 e 4 de novembro, na unidade do Poupatempo, na região central. Os atendimentos, que ocorrem das 8h às 18h, têm como objetivo intensificar as ações de prevenção e diagnóstico precoce de câncer bucal.
A expectativa é de que duas mil pessoas sejam atendidas pelos profissionais de Saúde Bucal que estarão na unidade. Cada equipe é formada por um dentista, um técnico e um auxiliar, além de dois especialistas em mastologia, que darão orientações sobre os cuidados necessários com lesões bucais.
Segundo a chefe da seção de Odontologia Especializada Rosana de Vito Izzo, durante a campanha os dentistas localizam lesões que podem se tornar malignas, se não forem tratadas. “Principalmente se for o caso de uma pessoa que fuma, essa ferida, em contato com o tabaco, pode se tornar algo mais sério”, disse.
Os casos suspeitos serão encaminhados para avaliação e tratamento no Centro de Especialidades Odontológicas/Brasil Sorridente, localizado na Avenida Imperatriz Leopoldina, 649, no Bairro Nova Petrópolis. Caso seja confirmado o câncer, os pacientes serão atendidos pelo Serviço de Cirurgia de Cabeça e Pescoço do Hospital Anchieta.
Diagnóstico – O câncer de boca pode ser encontrado nos lábios, língua, bochechas, gengivas, céu e assoalho da boca. Segundo os especialistas, o autoexame bucal é fundamental para diagnosticar a doença precocemente, pois cerca de 80% dos pacientes que procuram tratamento já se encontram em estágios avançados da doença, dificultando a possibilidade de cura. As incidências maiores desse tipo de câncer são nos homens com mais de 40 anos que fumam ou bebem.
O cigarro representa o maior risco para o desenvolvimento dessa doença, e o risco varia de acordo com o consumo. Ou seja, quanto mais frequente for o ato de fumar, maiores serão as chances de desenvolver câncer de boca.
Diante de alguma lesão que não cicatrize em um prazo máximo de 15 dias deve-se procurar um profissional de Saúde (médico ou dentista) para a realização do exame completo da boca.