A falta de conservação e o descaso que a prefeitura de São Caetano vinha dando a EMEI Luiz José Giorgetti, no bairro Fundação, chegou a seu ponto máximo na última sexta-feira (31), quando o jornal matutino da Rede Globo – Bom Dia São Paulo, noticiou o fato em rede nacional.
O caso da reforma da escola vem se arrastando desde o final de 2013, quando pais de alunos se reuniram para pedir melhorias e reformas na EMEI, que estava com sérios problemas estruturais, colocando em risco as crianças que ali estudam diariamente.
As mães se mobilizaram para o fechamento da escola até sua reforma completa, e só conseguiram através de um requerimento do vereador Cidão do Sindicato, solidário com a causa protocolou pedido na Câmara, sendo resolvido alguns meses depois com a interdição total da escola.
Não bastasse a decisão, as mães ainda notificaram a reportagem da Rede Globo, que esteve na cidade e comprovou que a EMEI Luiz José Giorgetti, não tinha mesmo nenhuma condição de abrigar crianças de nenhuma idade.
Diante dos fatos, a prefeitura e a secretaria de Educação de São Caetano, resolveram transferir todas as crianças para escolas do bairro até serem sanados os problemas estruturais da escola, o que não iria ocorrer se a população não se mobilizassse para protestar e pedir melhorias urgentes.