Município, que será sede em 2016, ficou em 1º lugar no quadro geral de medalhas
São Bernardo do Campo terminou em terceiro lugar na edição dos Jogos Abertos do Interior, realizada entre os dias 17 e 29 de novembro em Bauru. A cidade obteve 272 pontos na classificação geral – pontuação superior à obtida na competição anterior, realizada em 2013 em Mogi das Cruzes, quando conquistou 269 e ficou com o título. Apesar da colocação final em Bauru, São Bernardo foi a cidade que mais conquistou medalhas de ouro, 98 ao todo, além de 53 de prata e 54 de bronze.
O título deste ano ficou com São José dos Campos – vice-campeã na competição passada -, que conquistou 316 pontos, seguida por Piracicaba, com 293.
São Bernardo conquistou títulos em nove modalidades: geral no atletismo masculino e feminino, basquete feminino, ginástica artística masculina, geral na natação masculina e feminina, tae-kwon-do masculino, tênis de mesa feminino e ginástica artística feminina 14 anos.
E os destaques está o excelente desempenho no atletismo, que contou com o ouro de Patrícia Santos no salto com vara. Ela obteve a marca de 3,80m na Primeira Divisão, superior ao da atleta olímpica e campeã mundial Fabiana Murer, de São Caetano, que disputou a Segunda Divisão.
Também no heptatlo as representantes de São Bernardo se destacaram, com uma medalha de ouro e outra de bronze. Esta prova engloba corrida de 100 metros com barreiras, salto em altura, arremesso do peso, 200 metros rasos, salto em distância, lançamento do dardo e corrida de 800 metros.
O resultado da ginástica artística feminina 14 anos, que conquistou a medalha de ouro por equipes. A cidade dominou as competições e ficou com três lugares no pódio nas categorias salto, barras assimétricas e individual geral. Na ginástica artística masculina, Diego Hypólito conquistou três medalhas: ouro no salto sobre a mesa, ouro no solo e prata nas paralelas assimétricas.
A cidade conquistou, ainda, prata em oito modalidades: biribol, capoeira masculina, handebol masculino e feminino, kickboxing masculino e feminino, luta olímpica masculina e malha. E o bronze também em oito: boxe masculino, capoeira feminina, futsal masculino, luta olímpica feminina, tae-kon-do feminino, voleibol masculino, xadrez masculino e feminino.
Para o secretário de Esportes e Lazer de São Bernardo José Alexandre Devesa, o resultado alcançado pela cidade confirma que o nível da competição só tem aumentado. “Sem dúvida foi uma edição muito acirrada. Ampliamos nossa pontuação em Bauru, em relação à competição de Mogi das Cruzes, e ainda assim ficamos com a terceira colocação. Isso reforça a importância desse evento, que vamos receber em nossa cidade em 2016.”