Na última segunda-feira, 15, a oposição na Câmara de São Caetano, conseguiu a maioria dos votos dos 19 vereadores e elegeu para o próximo biênio 2015/2016, o vereador Paulo Higino Bottura Ramos, como o novo presidente do Legislativo municipal que ocupará o cargo de Sidney Bezerra da Silva, que ocupou o cargos nos últimos quatro anos, dois mandatos consecutivos.
Esperava-se uma votação apertada, visto que o candidato do paço municipal, Chico Bento iria levar facilmente a presidência, mas uma manobra do ex-prefeito e vereadores descontentes com a administração Paulo Pinheiro, deram um xeque mate chapa adversária, emplacando a candidatura de Paulo Bottura.
O que foi predominante para a vitória, foi que aliados do prefeito há dois anos, talvez cansados das promessas, se bandearam para a oposição, dando uma margem de 3 votos para a oposição que venceu por 11×8, com votos de Paulo Bottura, Beto Vidoski, Fábio Palácio, Flávio Rstom, Marcel Munhoz, Dr. Serafim, Fábio Soares, Magali Pinto, Gersio Sartori, Parra e Cidão do Sindicato.
A situação votou com: Chico Bento, Eder Xavier, Dr. Xavier, Jorge Salgado, Pio Mielo, Sidão da Padaria, Roberto Proerd e Severo Neto – pivô da situação que deixou o vereador Eder Xavier, transtornado.
Se a eleição de Bottura foi boa para a oposição da Câmara, não se sabe, mas, como hábil articulador que é, o vereador saberá corrigir algumas nuances administrativas que vem atrapalhando a administração do legislativo e do próprio executivo municipal.
Vereadores da situação ainda tentaram impugnar a eleição, alegando que um dos vereadores, o Severo Neto estava irregular pois constava seu nome nas duas chapas, e não poderia isso ter acontecido, renunciando ao cargo depois de encerrada a ata que elegeria a chapa de Paulo Bottura. Manobra não deu certo.
Outro vereador descontente com o resultado, Dr. Eder Xavier, em brado citou que a mesa estava manipulando as eleições para criar oportunidades de votar favoravelmente as contas do ex-prefeito e iria entrar na justiça para anular a eleição da chapa vencedora porque estaria incompleta com a saída do vereador Severo Neto Oliveira.
Descontentes existem em todos os lugares, e na Câmara Municipal de São Caetano, não poderia ser diferente, mas foram eleitos os seguintes vereadores que comporão a mesa diretora da Câmara para o próximo biênio:
Presidente: Paulo Higino Bottura Ramos (PROS); Vice-Presidente: Roberto Luiz Vidoski (PSDB); 1ª Secretária: Magali Aparecida Selva Pinto (PSD); 2º Secretário: Aparecido Inácio da Silva (PDT-Solidariedade) e 3º Secretário: Severo Neto de Oliveira (PSB), que pediu renúncia após o final da eleição e será nomeado um outro vereador para a vaga na primeira sessão legislativa de 2015.