X

Santo André: ‘Arrastão’ contra dengue visitará mil imóveis

Ação preventiva de controle da doença, mais febre chikungunya, ocorrerá em quatro bairros, além de atividade educativa na Rua Coronel Oliveira Lima, região central da cidade

A Secretaria de Saúde de Santo André abre a temporada 2015 do programa de intensificação de controle dos vetores da dengue e da febre chikungunya, oficialmente, neste sábado (7). Várias ações preventivas simultâneas ocorrerão em vários pontos da cidade. Entre elas, o ‘arrastão’ com os agentes ambientais de saúde fazendo as visitas casa a casa em quatro bairros: Vila Palmares, Sacadura Cabral, Jardim Ana Maria e Jardim Santo Alberto. No alvo, cerca de mil imóveis, entre residenciais e comerciais, serão visitados.

A ação, entre atividades educativas e de prevenção, faz parte de recomendação da Sucen (Superintendência de Controle de Endemias), vinculada à Secretaria de Estado da Saúde.

As áreas que serão trabalhadas, neste sábado, registraram no ano passado casos autóctones (contraídos dentro do município) de dengue, segundo o biólogo Robson Oliveira Lopes, responsável pelo Controle de Roedores Vetores e Animais Sinantrópicos, órgão da GCZ (Gerência de Controle de Zoonoses).

Até o momento, a cidade não teve nenhuma ocorrência da chikungunya – infecção causada por um vírus transmitido pela picada do mosquito Aedes aegypiti, o mesmo que transmite a dengue. Neste caso, a diferença entre as doenças fica por conta das sequelas, embora os sintomas sejam idênticos – febre alta, dores articulares e musculares, dor de cabeça, dor na região atrás dos olhos, manchas avermelhadas pelo corpo, cansaço, vômito e diarreia. A dengue pode provocar hemorragia, o que não ocorre com o outro tipo de febre.

CASOS

Neste ano, até o momento, o município registrou 74 no-tificações de dengue de residentes de Santo André. Destes, sete casos foram confirmados – todos importados. Em 2014, foram 1.478 casos sus-peitos, dos quais, 382 confirmados – 143 importados (adquiridos fora da cidade) e 239 autóctones.

Imprensa:

This website uses cookies.