A violência contra a mulher é uma grave violação aos direitos humanos e um problema que precisa ser enfrentado pela sociedade. A Lei Maria de Penha, que entrou em vigor em 2006, e prevê punições para os agressores, foi um grande passo no combate a esse tipo de crime. No entanto, é preciso que sejam adotadas ações de conscientização sobre a violência doméstica e, mais precisamente, contra as mulheres.
Em São Caetano do Sul, o vereador Flávio Rstom (PTB) apresentou projeto de lei que prevê a promoção de ações sócio-educativas que estimulem os estudantes a se conscientizarem sobre o combate a todo tipo de violência e discriminação contra as mulheres. “Nosso objetivo é levar esse tema para dentro das escolas, propondo a discussão de ações para que todo tipo de violência doméstica seja combatida e erradicada na nossa comunidade”, explica Rstom.
O projeto também determina a realização de campanhas informativas, por meio de material impresso e virtual, seminários, palestras e exposições. “É preciso utilizar todos os meios disponíveis de comunicação para que a informação seja passada de forma clara para os estudantes. Assim, conseguiremos formar agentes multiplicadores, com capacidade de transmitir seus conhecimentos para familiares, colegas e toda a sua comunidade”, avalia o vereador.