Graduação da Medicina ABC terá estande para apresentar trabalho desenvolvido há 5 anos no Projeto AdapTO de Mobiliários Adaptados em PVC
O curso de Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina do ABC acaba de confirmar presença na 14ª Reatech – Feira Internacional de Tecnologias em Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade. A graduação da FMABC contará com estande fixo, que destacará os trabalhos do Projeto AdapTO de Mobiliários Adaptados em PVC. O evento de 9 a 12 de abril terá lugar no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo, promovido pela Fiera Milano.
Trata-se de feira cujo objetivo é disseminar o conceito da inclusão social, apresentar novas tecnologias e lançamentos do setor, além de oferecer aos visitantes palco com shows e desfiles, equoterapia, test-drive de carros adaptados, quadras poliesportivas, seminários, workshops e oficinas com profissionais renomados. “Trata-se de evento de extrema importância para a área de tecnologia assistiva e reabilitação. É sempre uma honra para o curso e para a FMABC participar desta feira”, garante a coordenadora da Terapia Ocupacional da FMABC, professora Andréia Zarzour Abou Hala Corrêa, lembrando que a TO também contou com estande nas edições 2011 e 2014 do evento.
MÓVEIS ADAPTADOS EM PVC
Inaugurada em novembro de 2010 no campus da FM ABC, em Santo André, a AdapTO Mobiliários Adaptados em PVC é a primeira oficina no Estado de São Paulo destinada a fabricação de móveis em PVC para facilitar a acessibilidade e a reabilitação de pessoas com disfunções neuromotoras. Cadeiras, mesas, andadores e carteiras escolares são montados a partir de tubos, conexões, forros, chapas e outros produtos em PVC, cujo baixo custo permite o acesso às famílias de baixa renda.
Os mobiliários são fabricados de acordo com necessidades específicas de cada paciente e ajustados ao seu crescimento. São de fácil manuseio e também trazem entre as vantagens resistência à água, durabilidade, adaptação e excelentes resultados terapêuticos. Dependendo da configuração, o custo equivale a apenas 10% de um móvel tradicional em outro material.
EXPECTATIVA DE CRESCIMENTO
A 14ª Reatech também servirá de plataforma de negócios e relacionamento entre empresas do segmento e seus consumidores. De acordo com a organização do evento, cerca de 500 pessoas por dia nascem ou se tornam deficientes, seja por questões relacionadas a doenças, violência urbana, acidentes de trânsito ou esportes radicais. Dessa forma, esse mercado no Brasil é representado por cerca de 45 milhões de pessoas.
A entrada na feira é gratuita e a expectativa é de receber em torno de 52 mil pessoas na soma dos quatro dias de evento. Segundo Luiz Eduardo da Cruz Carvalho, coordenador da Reatech, desde o lançamento em 2001, a feira tem mostrado à indústria, ao comércio e à todos os segmentos da sociedade que a pessoa com deficiência é um consumidor de grande potencial, que trabalha, dirige bons automóveis, vai ao shopping, viaja e faz compras.
Para a edição 2015, a novidade será a inclusão dos segmentos de obesos e idosos, que têm mobilidade reduzida. Feira de concepção brasileira, a Reatech é também realizada em outros mercados como Índia, China e África do Sul, criando plataforma de networking global para o setor.