Bicas inauguradas pelo prefeito Paulo Pinheiro com água da Cantareira? – e uma delas paga por clube particular?
Inauguradas com toda a pompa no Dia Mundial da Água, no último final de semana pelo prefeito Paulo Pinheiro, as bicas d’água se tornaram a menina dos olhos da administração e de alguns secretários municipais.
A notícia publicada no último final de semana deu conta que o prefeito de São Caetano e a autarquia DAE, teriam gasto 450 mil reais para a reforma de 5 das 11 bicas d’água em vários bairros da cidade, com custo unitário de 90 mil reais.
As bicas foram só reformadas em sua parte externa, o que seria feito como ocorreu em um clube particular da cidade, na rua Ceará, foi a troca de bomba e limpeza do tanque de armazenamento (cisterna) e testes da qualidade da água, visto que a bomba estava com problemas, o que não é o caso das outras bicas, visto que todas elas funcionavam normalmente à quatro meses atrás (é o que a população pensava enquanto consumia suas águas), quando de seus fechamentos pela prefeitura e DAE.
Portanto, seus equipamentos deveriam estar em boas condições de uso, caso contrário não funcionariam, ou a rede de água da cidade abastecida pela Sabesp / Cantareira não falhava, como nunca aconteceu sistematicamente no município.
Estranho o fato é o de que cada bica custar aos cofres públicos, cerca de 90 mil reais, e uma delas os serviços foram pelo clube da rua Ceará onde a mesma está instalada – e segundo consta as notas de quase 13 mil reais dos serviços e equipamentos, e não os 90 mil gastos pela prefeitura.
Quem está com a razão sobre os custos da manutenção dos poços artesianos. A prefeitura/DAE que usa dinheiro público ou o clube esportivo que usa dinheiro de seus associados e tem de prestar contas em seu balanço mensal?
Bica da Rua Ivaí
Sem nenhuma proteção e portões abertos pudemos visitar as instalações ali constatadas da bica da rua Ivaí, onde estão instalados, dois hidrômetros, um industrial, que servem para abastecer a caixa d’água vertical e o normal para abastecer as torneiras da bica. A mesma caixa d’água abastece também a bica da Al. Conde de Porto Alegre defronte a rua Guaporé, de acordo com as instalações.
Explica essa senhor prefeito Paulo Pinheiro, como pode ser gasto 90 mil com cada uma das bicas, se elas são de água normal? – O único reservatório que deveria ser do poço artesiano no local, a água está imprópria para uso e é retirada para reuso? – porque a população está sendo enganada e utilizando água de bicas como se fossem águas especiais de poços, onde é feita inspeção da qualidade da mesma, e uma empresa terceirizada, testa água todos os dias? – o que há de errado? – está na hora do senhor dar as devidas explicações à população que está sendo enganada novamente.
A bica da rua Ceará
Também inaugurada a bica da rua Ceará, esta tem água de poço artesiano, sim. Mas, não porque a prefeitura instalou equipamentos, bomba, reservatórios e fez todas as instalações necessárias. A prefeitura e o DAE fizeram sim a revitalização, colocaram novos ladrilhos, pintaram e colocaram novas torneiras.
Outro ponto que chama a atenção foi que, se em três bicas averiguadas todas estão com problemas, imaginem as próximas, visto que pretendemos verificar todas a 11.