Mais de 700 atendimentos foram realizados desde março, quando o serviço foi lançado pela Prefeitura; nesta quinta-feira, veículo estaciona no Jardim Lavínia. A unidade móvel da Central de Trabalho e Renda de São Bernardo tem por objetivo aproximar os moradores das vagas de emprego disponibilizadas por empresas da região. Por meio de uma van adaptada, as ofertas de trabalho são levadas aos bairros gratuitamente. Inaugurado em março, o serviço móvel percorreu quatro regiões: Sítio Bom Jesus, Jardim Represa, Jardim das Orquídeas e Jardim Ipê, contabilizando até agora aproximadamente 700 pessoas atendidas. A demanda é considerada positiva, tendo em vista que a CTR Móvel desloca-se para os bairros somente uma vez por semana e, eventualmente, em outras datas.
Nos locais, os moradores têm oportunidade de se cadastrar a uma vaga de emprego, sem custo e sem ter de se deslocar até a sede da Central, instalada na Rua Marechal Deodoro, 2.316, no Centro. A CTR Móvel é um veículo adaptado, que conta com equipamentos e pessoal qualificado, de modo a ser uma extensão dos serviços da sede.
A ida aos locais atende agenda previamente definida. A CTR Móvel estará na quinta (23), na Rua João de Barro, Jardim Regina s/nº; no dia 24 no Largo Rudge Ramos e, na última quinta-feira do mês (30), na Fundação Criança, no Núcleo Santa Cruz, região do pós-balsa. O horário de atendimento é das 9h às 16h, com controle por meio de senhas.
Para se cadastrar a uma vaga de emprego é necessário apresentar carteira de trabalho, RG , CPF e PIS. A CTR Móvel foi criada em 2010 e coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Além da intermediação da mão de obra, a agência pública oferece outros serviços, como emissão de carteira profissional e habilitação para o seguro desemprego, entre outros.