A Prefeitura de Santo André, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana, Obras e Serviços Públicos (SMUOSP), inicia em maio a construção de novas ciclovias na cidade, espalhados em sete rotas distintas. As novas pistas, divididas em rotas cicloviárias, vão interligar as já existentes em 11,1km. Com as novas ciclovias, a cidade passará a contar com 50km de vias destinadas aos ciclistas.
As rotas cicloviárias a implementar farão a ligação da Estação Prefeito Celso Daniel, com Avenida Queirós dos Santos, Avenida Santos Dumont, Avenida Capitão Mário Toledo de Camargo e Estrada do Pedroso (rota I – 10km). Além desta, a Avenida Firestone (rota II – 1,5 km), Jorge Beretta (rota III – 1 km), a ligação da Rua das Figueiras/Avenida Lauro Gomes, Avenida Padre Manoel da Nóbrega, Avenida Lino Jardim, Avenida Atlântica (rota IV – 5,4 km), Avenida dos Estados e Avenida Presidente Costa e Silva, com a implantação do corredor verde (rota V – 12,5km), a Avenida Prestes Maia (rota VI – 3,9km) e Rua Adriático (rota VIII – com 1km).
Os serviços de implementação terão início em maio na rota I, por ser considerada a mais utilizada e demandada na cidade, que ligará o Parque do Pedroso (a partir da ciclovia existente), até a Estação da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) Prefeito Celso Daniel. As rotas VI e VII, serão implantadas junto à revitalização das áreas verdes da Avenida Prestes Maia e Rua Adriático (corredores verdes), semelhante ao que aconteceu na Avenida das Nações, também no mês de maio. A Rota VIII está incluída no projeto da Avenida Lauro Gomes, com recursos do PAC Mobilidade.
O prefeito de Santo André Carlos Grana frisou que as programações não vão interferir na capacidade viária dos locais contemplados. “Não haverá perda da área das vias para os carros, nós iremos sim compartilhar o espaço, direcionando as ciclovias para o lado direito das rotas planejadas, reduzindo as faixas, mas mantendo a capacidade da malha viária existente. A estação Prefeito Celso Daniel, por exemplo, é um local de grande movimento e sendo interligado desta maneira, incentiva e estimula o uso da bicicleta”, pontuou.
“No projeto medimos a capacidade das vias e a demanda. Para chegar a este modelo, fizemos um esforço para redução no custo, sendo um dos mais baixos do país, orçado a R$ 192 mil pelo quilômetro”, apontou o Secretário Paulinho Serra.
Ciclofaixas – Devido à avaliação da demanda, em relação ao horário de pico e de maior utilização das ciclofaixas, a Prefeitura fará a antecipação em uma hora do horário de funcionamento das faixas,das 7h30 às 13h30. O volume médio de ciclistas, de acordo com aferição do Departamento de Engenharia de Tráfego (DET), é de 6.500 ciclistas por domingo, com horário de pico de utilização das 9h às 10h. Com 10,1km de faixas destinadas para as bicicletas, a estrutura conta com 90 monitores e mantém agentes no percurso com motos e viaturas, estrategicamente distribuídos em pontos fixos e itinerantes. Na próxima semana será encaminhado para a Câmara Municipal, projeto de lei que institui as ciclofaixas de lazer e a Pedalada Noturna como programas do município.