X

Basquete de Santo André tem duas atletas convocadas para o Pan de Toronto

Ala Jaqueline e armadora Tássia integram o grupo da Seleção Brasileira Adulta, que disputará os tradicionais jogos de 16 a 20 de julho, no Canadá

A experiente ala Jaqueline de Paula Silvestre, a Jaque, 29 anos, e a armadora Tássia Pereira de Souza Carcavalli, 22 anos, da equipe adulta Santo André/Apaba, foram convocadas para defender o Brasil na 17ª edição dos Jogos Pan-Americanos de Toronto, de 16 a 20 de julho. As andreenses estiveram entre os destaques da última temporada da LBF (Liga de Basquete Feminina) 2014/2015, o que chamou a atenção do técnico Luiz Augusto Zanon.

Veterana entre as 14 selecionadas, Jaqueline, em agosto do ano passado, conquistou o título sul-americano no Equador, quando a Seleção Brasileira bateu a Argentina. Depois, entre 27 de setembro e 5 de outubro, disputou o Mundial da Turquia com a camisa verde e amarela. No grupo, além de experiente, a ala será fundamental no esquema tático do treinador, que, desta vez, perdeu atletas importantes para a competição internacional.

A ala Jaqueline Silvestre levará toda sua experiência para quadra, durante os Jogos Pan-Americanos em Toronto, no Canadá

Entre elas, a armadora Adrianinha Moisés, que se aposentou após a competição da Turquia, além da ala Tatiane Pacheco, submetida à cirurgia e que ficará afastada por seis meses. Fora a perda das quatro pivôs para a WNBA, liga profissional norte-americana: Nádia Colhado, Damiris Amaral, Érika de Souza e Clarissa dos Santos. “Tivemos de reformular o grupo que disputou o último Mundial”, afirmou Zanon. A apresentação do grupo será dia 4 de junho, às 12h, em hotel de Campinas, cidade do interior de São Paulo.

Nesta renovação de elenco, o treinador terá o retorno da armadora Tássia à Seleção, medalha de bronze do Mundial Sub-19 do Chile, em 2011. Em outubro do ano passado, a jogadora foi contratada como reforço da equipe de Santo André, vinda de Rio Claro – ao longo da carreira, já vestiu a camisa do Esporte Clube Pinheiros, Americana, Janeth Arcain e Círculo Militar de São Paulo.

A ex-treinadora da equipe Santo André/Apaba, Lais Elena Aranha, que deixou o comando da equipe em março para ser supervisora técnica da modalidade no município, já previa a convocação da armadora. “A Tássia tem um potencial muito grande”, apontou Lais, que, ao longo de sua carreira, revelou várias atletas para o selecionado brasileiro. Quanto à Jaqueline, Lais disse ser o momento dela. “Não tenho dúvida que ela será titular no Pan, principalmente por sua técnica e força em quadra”, disse.

Santo André é reconhecida como cidade formadora no basquete feminino, tanto que, além de Jaqueline e Tássia, o Grande ABC teve uma terceira convocada para o Pan-Americano. Trata-se da armadora Carina dos Santos Martins, 23 anos, natural da cidade, mas que atualmente defende a ADC São Bernardo. “A Cacá começou com a gente, com 13 anos e permaneceu até os 19 anos, como prova do trabalho de base desenvolvido aqui”, ressaltou Lais.

Imprensa:

This website uses cookies.