X

Região dá início à elaboração do Diagnóstico Habitacional Regional

Fruto de parceria entre o Consórcio Intermunicipal Grande ABC e a Universidade Federal do ABC foi realizada na sexta (29), a “I Oficina: Diagnóstico Habitacional da Região do ABC”.

A oficina, marca a primeira etapa para a produção do estudo sobre os problemas e necessidades habitacionais da região. O produto final será utilizado para subsidiar os programas e ações prioritárias do Plano Plurianual Regional (PPA) 2014-2017.

Participaram da mesa de abertura o Secretário Executivo do Consórcio, Luis Paulo Bresciani, e a coordenadora do Comitê de Programa Habitação, Tassia Regino. A oficina reuniu ainda, os representantes da equipe técnica dos municípios e membros do Comitê para apresentação do panorama regional.

A Oficina se concentrará no debate sobre a coleta de informações das cidades e a metodologia de produção do estudo regional. Entre os temas discutidos estão: “Diagnóstico Habitacional: conteúdo e metodologia”, “Habitação: dimensão do problema e informações municipais”, “Precariedade habitacional: tipologias e estratégia de produção da informação municipal” e ‘’Ações e projetos em desenvolvimento”.

O Consórcio assinou, em novembro do ano passado Termo de Cooperação Técnico-Científico (TCTC) com a UFA BC, que permite o apoio da instituição acadêmica na realização de pesquisas para órgãos públicos. Pelo convênio, a parceria entre a entidade regional e a universidade resultará na produção e entrega de três produtos além da produção do Diagnóstico Habitacional Regional: a elaboração de cartas geotécnicas de aptidão à urbanização para Mauá e Santo André, visando a Gestão Compartilhada de Riscos, a construção do Observatório de Políticas Públicas e o Plano Diretor Regional, iniciado no fim de abril e que deverá ser concluído no segundo semestre de 2016.

Imprensa:

This website uses cookies.