Até julho, 100 funcionários da unidade receberão certificados de brigadistas. A capacitação conta com parceria do 8º Grupamento de Bombeiros, da Prefeitura de São Caetano e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de Santo André e de Mauá.
Braço de trabalho do Programa de Desenvolvimento Institucional da FUABC, em abril o SEESMT já havia realizado levantamento de risco do Hospital da Mulher e elaborado o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais. Recentemente, a unidade também ganhou uma comissão de emergência.
Formada por médicos, equipe de enfermagem, gestores e funcionários administrativos, o grupo se reúne mensalmente para discutir, principalmente, estratégias de prevenção a incêndios. “Estamos trabalhando em parceria com as unidades da Fundação do ABC, propondo o olhar mais amplo sobre as questões relacionadas à segurança no trabalho.
De maneira geral, essa área é vista como responsabilidade integral do SEESMT. Porém, estamos sensibilizando gestores e chefias dos equipamentos de saúde para mostrar que a segurança dos trabalhadores é responsabilidade de todos”, explica o engenheiro de Segurança do Trabalho da FU ABC, Amaury Machi Junior.
Também em abril, outra unidade que contou com apoio do SEESMT-FUABC foi o Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Santo André, onde foi realizado treinamento de biossegurança. A bibliografia utilizada baseia-se em normatizações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e do Ministério do Trabalho e Emprego (Norma Regulamentadora nº 32), com destaque para temas como “Proteção Respiratória contra Agentes Biológicos” e “Prevenção de Acidentes com Materiais Perfurocortantes”.
O mesmo treinamento será realizado entre junho e julho no Centro Hospitalar Municipal de Santo André – equipamento que, ao lado da Unidade Básica de Saúde Alvorada, recebeu em junho equipamentos de proteção individual e orientações sobre riscos ocupacionais.
Para agosto, o Serviço Especializado de Segurança e Medicina do Trabalho programou treinamento gratuito de segurança em instalações elétricas. Com carga de 40 horas, a capacitação é destinada a colaboradores de todas as unidades da FUABC que têm contato direto ou indireto com a rede elétrica.