X

Salgado solicita a inserção de mais médicos nefrologistas pediátricos nos hospitais

Neste mês, o vereador e líder do governo da Câmara Municipal, Jorge Salgado, solicitou a inserção de mais médicos que atuam na área de nefrologia pediátrica nos hospitais situados no município de São Caetano do Sul.

Nefrologia é a especialidade médica que se ocupa do diagnóstico e tratamento clínico das doenças do sistema urinário, em especial o rim. Por vezes, essas doenças só afetam os rins mas é necessário sublinhar que, na maior parte dos casos, as doenças que afetam os rins são doenças gerais, como a diabetes Mellitus, a hipertensão arterial e algumas doenças imunológicas, que provocam lesões em vários órgãos e também nos rins. A utilização inadequada de alguns medicamentos de uso corrente, como os analgésicos e os anti-inflamatórios, por exemplo, também pode provocar lesões renais. Se não forem diagnosticadas precocemente e se não forem tratadas corretamente, as doenças renais podem provocar perda progressiva da função renal e evoluir para a insuficiência renal crônica.

Na maioria dessas situações, a perda de função renal pode ser evitada se os doentes forem observados precocemente e seguidos numa consulta de nefrologia, principalmente quando são crianças, o diagnóstico precoce é fundamental. A realidade é que muitos doentes só são enviados tardiamente para um médico nefrologista, habitualmente quando já têm insuficiência renal moderada ou grave e, nessas condições, a insuficiência renal já tem um caráter irreversível.

Portanto, a finalidade de tal propositura é atender à solicitação dos munícipes que relatam que as consultas com os nefrologistas pediátricas demoram muito para serem marcadas devido à grande quantidade de pacientes que necessitam de atendimento.

Imprensa:

This website uses cookies.