Mesmo que a vida seja repleta de curiosidades, talvez você nunca tenha parado pra pensar qual o significado dos nomes dos bairros da cidade onde você mora. Afinal, qualquer coisa tão presente em nossa rotina acaba passando despercebida e não damos a devida importância. Não que sua vida mudará drasticamente, mas cultura e conhecimento nunca são demais.
Pensando nisso, o designer Pedro Campos resolveu ir mais a fundo em sua curiosidade e, além de pesquisar o significado dos nomes de alguns bairros de São Paulo, criou (e continua criando) logotipos para eles. Em meados de 2013, saia do papel o Identidade SP, projeto que tem como objetivo criar logotipos para os bairros e pontos turísticos famosos de Sampa.
O Artescétera realizou uma entrevista exclusiva com Pedro e sua esposa, Stella, para explicar um pouco mais sobre o projeto, como surgiu a ideia, seus objetivos, etc. Conheça o site do Identidade SP e curta a página no Facebook. E não deixe de acompanhar o Artescétera nas redes sociais: Facebook, Twitter e Instagram. Confira a entrevista abaixo:
1- Como surgiu a ideia do projeto Identidade São Paulo?
Sentia falta de algo autoral que fosse além de minha percepção pessoal. Buscava realizar um projeto que contribuísse de alguma forma para algo maior quando, em 2009, num determinado momento, uma palavra que estava acostumado a ouvir a vida inteira tornou-se, por alguns instantes, completamente estranha e engraçada. Foi o caso do Butantã. Dizia: ‘Butantã, Bu-tan-tã’; e me perguntando: que nome é esse? E foi aí que tudo começou.
O projeto ficou no papel, mas em 2013, em uma das arrumações corriqueiras, resgatei um caderninho antigo de anotações e achei os rabiscos do projeto. Mostrei para a minha esposa, Stella, minha sócia, fotógrafa e jornalista e, contei a ideia. No mesmo momento, ela achou fantástico e me apoiou, insistindo para que eu rabiscasse o primeiro logotipo. Depois, o segundo. Quando criei o terceiro, ela sugeriu que ele registrasse o projeto e criasse um site para oficializar e divulgar.
2- Além dos bairros, vocês pretendem criar outros logotipos para a cidade, como pontos turísticos, ruas e avenidas mais famosas?
Quero criar logotipos para os patrimônios históricos de São Paulo e logradouros importantes, como por exemplo o Largo da Batata, Av. Paulista, Praça da Sé, Casa Bandeirista do Itaim, Pateo do Collegio, Casa do Tatuapé, o prédio da União Fraterna, Tendal da Lapa, etc. Estes locais, mesmo sem o título de bairro ,muitas vezes são tão conhecidos e importantes como mas, infelizmente, muitos estão totalmente degradados pela falta de manutenção. Um exemplo é o próprio Museu do Ipiranga, que está fechado desde 2013 para reformas e será reaberto apenas em 2022. Se nem toda a importância deste local foi suficiente para preservá-lo, imagine os “esquecidos” da cidade. Acredito que o nosso trabalho pode contribuir muito para o conhecimento e preservação dos patrimônios de São Paulo.
3- Infelizmente, nem todos sabem disso, mas cada bairro possuí grandes histórias e riquezas culturais. Com o Identidade São Paulo, vocês pretendem “conscientizar” as pessoas sobre essas histórias e culturas, fazendo-as pesquisar e conhecer mais sobre o próprio bairro / cidade?
Sem dúvida. O projeto resgata por meio da identidade visual algumas características importantes como a história, estórias. significado do nome e pontos importantes de cada bairro. Quem ama cuida, mas para amar é preciso conhecer de forma mais profunda. Estamos finalizando a nossa loja virtual com produtos oficiais para que os apaixonados por São Paulo tenham um pouco da história desses locais em suas casas, comércios, empresas etc.
4- Fazer um logo para cada bairro deve ser um tanto trabalhoso. Qual o prazo para terminar o projeto e quais serão os próximos passos após finalizar todos os logotipos?
Por enquanto só podemos dispor de 2, 3 dias por semana e, neste tempo nos dedicamos ao máximo para conseguir cumprir nossa meta que é no mínimo 1 logotipo por semana. Neste ritmo, o projeto seria finalizado entre 8 e 9 anos, mas, obviamente, a idéia é justamente encurtar este prazo para 2 ou 3 anos. Para isso, teríamos que criar aproximadamente 3 ou 4 logotipos por semana. O projeto tomando a proporção que esperamos, abrirá portas para novos parceiros e equipe, viabilizando assim, um cronograma mais curto.
Terminando São Paulo, lançaremos um livro comemorativo para fechar o projeto e, futuramente, pretendemos levar o Identidade para as grandes cidades do Brasil como Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Salvador, etc, mas tudo vai depender da proporção que o projeto alcançar.
5- Vocês pesquisam a história dos bairros para criação dos logos. De todos realizados, qual foi o mais difícil de desenhar, qual foi o que vocês mais se identificaram com a história e qual vocês estão ansiosos para fazer?
O logotipo do Ipiranga, até agora, foi o mais trabalhoso devido aos detalhes do Museu. Em contrapartida, as informações sobre o bairro e sua história estão preservadas devido a importância do local; existe muita informação por conta da proclamação da independência do Brasil, o que ajudou a compensar o tempo na criação. No caso de Moema, por exemplo, foi justamente ao contrário; a criação em si foi bem rápida, mas depois de muita pesquisa, encontramos diferentes versões do significado e origem do nome do bairro. No fim, optamos pela versão do poema “Caramuru” de José de Santa Rita Durão.
É difícil dizer qual nos identificamos mais. No processo de criação de cada logotipo, acabamos nos apegando e, normalmente o ultimo criado sempre leva um pouco a vantagem; como um filho que acabou de nascer, mesmo que já tenha 2 ou 3, a atenção sempre é maior para o recém-nascido.
6- Vocês pretendem buscar uma parceria com a prefeitura para oficializar estes logos?
Da nossa parte, estamos totalmente abertos a oficializar uma parceria junto a prefeitura, seria incrível ter este apoio.
7- O Artescétera é um blog que defende e divulga todos os tipos de arte (música, cinema, fotografia, artes plásticas, etc). Para finalizar a entrevista, gostaria que você deixasse uma mensagem para os leitores do blog, defendendo o porquê a arte é tão importante (qual a diferença que ela faz) na vida das pessoas.
A arte é uma manifestação da essência da alma do homem. Influencia gerações e modifica o mundo. Parafraseando um poeta e pintor inglês do sec XVIII, Willian Blake: “Se as portas da percepção estivessem limpas, tudo apareceria para o homem tal como é: infinito.” A arte tem o poder de abrir as portas da percepção.