X

15º Festival de Inverno de Paranapiacaba divulga programação

A 15ª edição Festival de Inverno de Paranapiacaba já tem a programação definida. Neste ano o evento acontecerá nos dias 18, 19, 25 e 26 de julho e mais uma vez o público poderá conferir alguns dos principais nomes da música Popular Brasileira e instrumental, além de novos talentos do cenário musical nacional e regional. Lira, Nuno Mindelis, Irmandade do Blues e Kleber Albuquerque são alguns deles. A programação terá ainda atrações itinerantes e cinematográficas e série de atividades culturais, entre outros.

Neste ano as apresentações terão início às 13h, com shows no palco do Mercado, no Clube União Lyra-Serrano, na Rua Direita. Assim como nos dois anos anteriores, a estrutura do festival foi idealizada de forma a valorizar o patrimônio da Vila. Para tanto alguns dos serviços foram instalados em prédios. Para atender o público o festival oferecerá praça de alimentação, banheiros químicos, esquema de segurança. Nos dias do evento o acesso à Vila será restrito a moradores e hóspedes das pousadas e pessoal que trabalha no evento.

Nuno Mindelis retorna à Vila para novo show neste ano (Miguel Denser / PSA)

Quem for de automóvel deverá deixar o carro no estacionamento na rodovia de acesso á Vila e terá garantido o traslado de ida à Vila e o retorno ao estacionamento em ônibus gratuitos. O valor do estacionamento ainda não foi definido.

Para o secretário de Cultura e Turismo, Tiago Nogueira, o 15º FIP é especial pois marca um momento importante da Vila. “Um primeiro momento foi a compra da Vila pela Prefeitura, em 2002. Neste ano o evento simboliza o ressurgimento da Vila com as obras do PAC Cidades Históricas, o que permitirá um grande ganho para o turismo. As pessoas que forem à Vila durante o festival já vão perceber isto.”, garantiu.

Novidades – Uma das principais novidades desta edição é o processo de restauro que promete dar nova vida a Paranapiacaba. Quem for à vila terá a oportunidade de conferir as obras nos Galpões do Almoxarifado e das Oficinas, na Garagem das Locomotivas e na Biblioteca. Ainda este ano terão início o restauro de 242 imóveis e outros espaços na parte baixa da Vila. As obras contam com financiamento do Governo Federal através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Cidades Históricas num total de mais de R$ 41 milhões.

Outra novidade é a candidatura da vila a patrimônio da Humanidade pela Unesco. Desde fevereiro de 2014 Paranapiacaba encontra-se na lista indicativa de bens culturais brasileiros do Comitê do Patrimônio Mundial da Unesco com vistas ao título de Patrimônio Mundial. Trata-se de uma candidatura inédita no Estado de São Paulo.

A programação completa está disponível no site www.santoandre.sp.gov.br.

Imprensa:

This website uses cookies.