As obras de canalização do córrego Saracantan e da praça José Joaquim Cavalcante Neto, no Baeta Neves, foram vistoriadas pelo secretário de Serviços Urbanos de São Bernardo. As intervenções no córrego, iniciadas em setembro de 2014, têm como objetivo acabar com as enchentes nos bairros N. Petrópolis e Baeta Neves e fazem parte do Programa Drenar, que tem obras em curso em toda a cidade.
De acordo com o secretário, a previsão é que já no próximo verão toda a extensão do Saracantan esteja canalizada. “Os trabalhos estão sendo executados em cerca de 1.600 metros do córrego, entre a Rua Princesa Maria Amélia e a Av. Luiz Pequini. Também estamos realizando a microdrenagem nas travessas da Avenida Pery Ronchetti. Além de melhorar a captação de água, esse trabalho vai evitar alagamentos nas proximidades do Núcleo 13 de Maio”, explica o secretário.
Estão em andamento outras obras de drenagem em São Bernardo. A maior delas, no Centro, vai eliminar o histórico problema de enchentes na região do Paço Municipal, onde está sendo construído piscinão com capacidade para armazenar 200 milhões/l de água.
Pista e Ciclovia
Além de solucionar os alagamentos causados pelas enchentes, o entorno do córrego Saracantan está recebendo pista de caminhada e ciclovia, que seguirão em toda extensão da Av. Pery Ronchetti e terão prosseguimento na Av. Luiz Pequini.
Praça
O secretário Secoli também vistoriou as obras de revitalização da Pr. José Joaquim Cavalcante Neto, que fica entre as Ruas Amparo e Getúlio Vargas, no Baeta Neves.