X

Vitória de Aline Rocha/Pasteur nos 100m, garante 3 ouros na 1ª Nacional

No último final de semana, dias 04 e 05 de julho, foi realizado na cidade de São Paulo a 1ª Etapa Nacional do Circuito Loterias Caixa de Atletismo. Com a vitória inédita na prova dos 100m, Aline Rocha encerrou a competição com 03 medalhas de ouro.

Depois de uma brilhante participação na etapa regional de São Paulo, onde conquistou três medalhas de ouro, com direito a melhor marca pessoal na prova dos 100m (18,39s), Aline Rocha conquista a inédita medalha de ouro na prova dos 100m em etapa nacional. A segunda medalha de ouro foi na prova dos 5.000m na tarde de sábado e a terceira foi conquistada na prova dos 1.500m. Porém, a competição foi duríssima, em especial pelas condições climáticas.

Em uma manhã fria e de céu encoberto, a chuva ameaçava cair a qualquer momento. O vento gelado que soprava na Pista de Atletismo do complexo Constâncio Vaz Guimarães alertava que em caso de chuva, competir seria um desafio ainda maior. Na prova dos 100m, as condições estavam favoráveis e Aline fez bonito ao vencer a atual recordista da prova e garantir o ouro inédito nessa prova. Logo após o meio-dia começou a garoar, a temperatura caiu e Aline começou a se preparar para a prova dos 5.000m. Mesmo sendo favorita nessa distância dentro do Brasil, corria para tentar melhorar sua marca. Em situações de chuva, a aderência da luva no aro de propulsão fica comprometida e surge a necessidade de utilizar uma cola especial, porém essa poderia comprometer o desempenho caso a prova fosse realizada com tempo seco. Aline e seu técnico optaram por passar pouca cola, pensando em uma garoa constante durante a prova. Assim que entrou para a prova a garoa permanecia e a atleta sabia que mesmo sendo uma prova difícil, em especial pela temperatura e pista molhada, estava preparada para essa situação. Quando completava a terceira volta, a chuva começou a ficar mais forte, fazendo a luva resvalar a cada empurre. “Pensei em abandonar a prova, mas ao mesmo tempo, sabia que era importante ter a experiência de competir nessas condições”. Com muita dificuldade, extremamente desgastada, Aline Rocha conseguiu garantir sua segunda medalha de ouro, e mais do que isso, superou mais adversidade.

Na manhã de domingo a prova dos 1.500m também teve suas dificuldades. A chamada para entrar na pista foi bem diferente do horário imaginado e com vento frio ficou difícil fazer o aquecimento e preparação para a prova. A possibilidade de melhorar a marca estabelecida em Nottwil, na Suíça (4m02s) já estava descartada, os os resquícios da cola utilizada na tarde de sábado também poderia comprometer o resultado. Com o tempo de 4m16s, Aline conseguiu garantir sua terceira medalha de ouro.

Mais do que medalhas, nessa primeira etapa nacional Aline venceu as adversidades. Agora se prepara para a Maratona Caixa de Santa Catarina que acontece no dia 16 de agosto em Florianópolis, visando estabelecer sua melhor marca pessoal nessa distância como estratégia de preparação para competir na Maratona de Oita, no Japão que acontece em Novembro.

Imprensa:

This website uses cookies.