A defesa prévia do casal Pinheiro e a entrevista veiculada em rede social dando conta que eles sofreram chantagem, pode ser caracterizada como mais uma maneira de desviar assuntos mais pertinentes que deveriam ser olhados com lupa pela população, mas está sendo desviado este olhar para algo imaginário.
Pode ser uma ilusão de ótica, mas estão mesmo querendo desviar, senão não haveria tanto estardalhaço em colocar em evidências um fato que pode prejudicar e muito a administração, mas, outros assuntos graves e imediatista afundaria mais rápido o barco da administração.
Vejamos os números, em três orçamentos municipais, foram arrecadados mais de 3,3 bilhões de reais e com o quarto, o de 2016, pode se obter 4,4 a 4,5 bilhões de reais, sendo que destes totais (2 bilhões em 4 anos), 500 milhões são somente para duas secretarias a de Saúde com 231 milhões e Educação com 268 milhões, as duas pastas mais problemáticas da administração.
O problema pode estar embutido nas duas ou em só uma pasta, da Saúde que vem tendo problemas e dando problemas aos munícipes desde janeiro de 2013 com o total desabastecimento de medicamentos essenciais à população.
Pode ser este o mote utilizado para desviar a atenção da população. Quem sabe? – a administração não vai falar porque o problema é muito maior do que eles possam administrar.
Na Saúde, troca-se secretário, já foram quatro, mas, a situação continua a mesma, falta médicos, medicamentos, equipamento danificados, e pessoal de qualidade para o atendimento especializado na área, enquanto que a verba para a secretaria está entre a segunda maior da administração.
Não seria esta a pedra no sapato da administração, afinal improbidade administrativa hoje, derruba todo e qualquer prefeito.
A população está de olho.