X

SP é o estado que mais atende com serviços de água e esgoto, diz Ipea

Dados divulgados na terça (1) pelo Instituto de Pesquisas Aplicadas mostram aumento no atendimento de água e esgoto à população

São Paulo é o estado brasileiro com menor percentual de pessoas em situação inadequada de abastecimento de água e esgotamento sanitário, de acordo com novos dados do Instituto de Pesquisas Aplicadas, o Ipea, divulgados na última terça-feira (1).

Segundo informações do Atlas da Vulnerabilidade Social nos Municípios Brasileiros, referentes a 2010, apenas 0,6% dos domicílios permanentes em São Paulo não tinham esses serviços básicos. Em 2000, o percentual era de 0,87%.

No Brasil, em 2010, o percentual de casas sem água e esgoto adequados era de 6, 12%. Em 2000, o índice era 8,91%.

A redução de moradias com serviços precários de água e esgoto é o resultado de constantes investimentos do Governo paulista nessa área, implementados pela Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos e pela Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), responsável pelo fornecimento de água, coleta e tratamento de esgotos de 364 municípios.

O que é esse índice?

A medição das taxas de saneamento e distribuição de água faz parte do Índice de Vulnerabilidade Social (IVS), mecanismo que tenta verificar as diferentes situações indicativas de exclusão e vulnerabilidade social no Brasil. Para sua construção é levada em conta a infraestrutura dos municípios.

Quanto maior o índice, piores são as condições de vida da população. Levando-se em conta esta informação, de acordo com o Ipea, o Índice de Vulnerabilidade Social da população de São Paulo diminuiu entre 2000 e 2010.

Em 2000, o IVS era de 0,388. Já em 2010, ele caiu para 0,297, o que indica baixa vulnerabilidade social.

No Brasil, os dados revelam que, em 2000, o IVS era igual a 0,446, o que colocava o país na faixa de alta vulnerabilidade social. Dez anos depois, o índice caiu para 0,326, na faixa de média vulnerabilidade social.

Imprensa:

This website uses cookies.