X

Lanchonete Escola cria perspectiva de futuro para jovens vulneráveis

A perspectiva de inserção no mercado de trabalho está mais próxima da realidade para 36 jovens e adolescentes que participam do curso de atendente de lanchonete oferecido pela Lanchonete Escola, iniciativa desenvolvida pela Fundação Criança e Secretaria de Educação de São Bernardo.

A formação dura três meses (200 horas) e atende jovens de 17 a 21 anos em situação de vulnerabilidade social. Até o fim do ano já terão passado pelo curso, iniciado em 2011, mais de 400 alunos. A formatura dessa turma – a terceira que inicia o curso este ano – acontecerá no fim do ano, no Sindicato dos Metalúrgicos.

Os participantes – alguns atendidos pelos programas da Fundação e outros encaminhados por entidades assistenciais – têm aulas teóricas e práticas sobre produção de lanches, salgados, sucos, manipulação, conservação e distribuição de gêneros alimentícios.

Os alunos recebem bolsa-auxílio no valor de R$ 200 para as despesas pessoais, vale transporte e certificado conferido pela Secretaria de Educação. Eles também têm aulas teóricas sobre cidadania, higiene pessoal e no ambiente de trabalho, e participam de discussões de temas do cotidiano, como o uso racional da água para evitar desperdícios.

As aulas (teóricas e práticas) são ministradas de terça a sexta-feira para duas turmas (das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30) em lanchonete instalada na própria sede da Fundação Criança (Rua Francisco Visentainer, 800, Bairro Assunção).

Imprensa:

This website uses cookies.