X

FMABC arrecada 100 quilos de leite em pó para vítimas de tragédia em Mariana (MG)

O Núcleo Especializado em Aprendizagem da Faculdade de Medicina do ABC (NEA-FMABC) organizou no último dia 25 de novembro a primeira edição do “Cine NEA”. Trata-se de atividade programada inicialmente para 2016, cujo piloto foi antecipado com intuito de arrecadar doações de leite em pó em favor das famílias atingidas pela tragédia ambiental na região de Mariana, em Minas Gerais (MG).

Organizado pela coordenadora do núcleo, professora Alessandra Bernardes Caturani Wajnsztejn, o “Cine NEA – SOS Mariana” conseguiu angariar 100 quilos de leite em pó, que foi o “ingresso” para assistir ao filme “O Segredo”, cujo tema central é a dislexia – distúrbio neurológico, de origem congênita, que compromete a leitura e escrita em crianças com potencial intelectual normal e sem déficits sensoriais.

Psicopedagoga Carina Zaneli, a coordenadora Alessandra Wajnsztejn e a psicóloga Elizabeth Sanchez.

O Cine NEA tem como objetivo central proporcionar encontros educativos e lúdicos, com temas diversos nas áreas de educação e saúde. “Nossa intenção é conscientizar e trocar informações de qualidade com colegas de área e demais interessados nos temas deste segmento, evitando a propagação de conceitos inadequados. Infelizmente, hoje ainda vemos muitos profissionais e pais de crianças relacionarem quadros de dislexia, ansiedade e de TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade) não aos transtornos de neurodesenvolvimento, mas sim à ausência de limites familiares ou à ‘preguiça’ da criança, que ‘não quer aprender’. Nossa intenção é justamente mostrar que as dificuldades escolares podem estar relacionadas aos transtornos de neuro-desenvolvimento e que hoje temos avaliações e tratamentos extremamente eficazes para auxiliar essas crianças”, detalha a professora Alessandra Bernardes Caturani Wajnsztejn.

A ideia de antecipar a estreia do Cine NEA partiu da necessidade de ajudar o próximo. “O Cine NEA já estava aprovado pela Diretoria da FMABC e pronto para começar em 2016. Entretanto, uma pessoa entrou em contato comigo via rede social pedindo leite em pó e água, mostrando claramente toda a dificuldade que a tragédia ambiental está causando à população da região de Mariana. Não podemos esquecer de nossos problemas internos. A povo de Minas Gerais está passando necessidade e perdeu tudo”, lamenta a coordenadora do NEA, que acrescenta: “Frente a essa situação crítica, solicitamos autorização à Diretoria para antecipar o Cine NEA e vincular a entrada à doação de leite em pó. Fomos prontamente atendidos e o evento foi um sucesso”.

As próximas edições do Cine NEA ocorrerão em 2016 e trarão temas relacionados à intervenção em dislexia e em outros quadros, assim como filmes sobre TEA (Transtorno do Espectro Autista) e de vários outros quadros na neurologia infantil, educação e também na psiquiatria.

Imprensa:

This website uses cookies.