O Entrevistado dessa semana é o comerciante do bairro Santa Paula – Sr. Mauro Vincenzi Laranjeira nos últimos 3 anos preside com mãos de ferro a Associação Comercial e Industrial de São Caetano
Lima Filho – Porque esse atraso na decoração da Cidade para o Natal?
Mauro Laranjeira – Nós fizemos uma decoração para o natal de 2013, pois a associação entendeu que era necessário. Decoramos a Praça Arco Verde, o Largo da Figueira, a Visconde de Inhaúma, as principais ruas do Centro, Bairros São José e Barcelona. Na ocasião pedimos uma ajuda da Prefeitura, que nos atendeu em parte. Na verdade nos tivemos doações de 3 empresas que deu pra pagar uma pequena parte da decoração e a maior parte ficou com a ACISCS. Coisa que não estava prevista! – Guardamos essas peças em 2014 pedimos novamente ao prefeito Paulo Pinheiro que nos ajudasse a instalar, mas eles estavam com outro projeto com uma empresa que faria essa decoração, porém não fizeram nada e nem usaram nossas peças. Esse ano, em agosto falamos novamente com o prefeito Paulo Pinheiro: “ Prefeito tá hora de fazer a decoração de Natal, estamos com as peças ai!”. Lima, tivemos muitas dificuldades para instalação dessas peças em 2013, pois a maior parte delas foi colocada em cima dos postes da Eletropaulo, então pra isso você tem certa burocracia e tomar alguns cuidados, muito embora essas peças não fossem iluminadas… E tudo isso é oneroso, então pedi novamente ajuda a prefeitura novamente! De certa forma nos atenderam através da Secretaria de Serviços Urbanos, que ficaram de fazer a parte mais fácil, ou seja, nas praças Arco Verde que está decorada, a Praça da Figueira, também foi decorada e a Rua Santa Catarina que seria mais fácil fazer até agora não fizeram, e nem sei se vão fazer. Então pelo menos essas duas praças estão decoradas! A decoração na Guido Aliberti e na av. Goiás nós fizemos em 2013, mas esse ano por falta de verba não podemos fazer. Normalmente Lima, a prefeitura, exemplo de Santo André repassa uma verba para a associação comercial local que é de uma conta que só pode ser utilizada somente na iluminação e existe um recolhimento de imposto especifico.
Lima Filho – Qual a situação financeira da ACISCS.
Laranjeira – Nos vivemos hoje o dia a dia na associação comercial que só tem voluntários. O presidente, o conselho e a diretoria são voluntários! Também são voluntários os associados, o que é muito diferente de um sindicato. Graças a Deus nós tínhamos dinheiro em caixa, mas uma serie de dividas de gestões passadas. Essas contas foram divididas e pagas mês e mês e algumas já foram liquidadas. Se nós não tivéssemos essas dividas estaríamos numa situação mais tranquila. Hoje a gente recebe e trabalha dentro do mês vendo o que pode fazer, mas grandes sobras nós não temos mesmo. Não dá pra descobrir um lado pra cobrir o outro!
Lima Filho – E quanto ao sr. Walter Estevam Jr., porque tanta agressividade da parte dele em relação a ACISCS?
Laranjeira – Ele foi um ex-presidente da ACISCS por aproximadamente 6 meses. Ai começou a se comportar de forma estranha nas reuniões e a usar seu jornal para denegrir a imagem da associação, dizendo que havia Caixa 2.
Quando isso aconteceu o que eu fiz: Tem caixa 2 aqui? Então preciso tomar as providencias! Abrimos um Inquérito Policial e diversas pessoas que se manifestaram a favor e contra também foram chamadas para depor e eu fui o primeiro.
Por enquanto, isso ainda está em aberto e não temos uma resposta. Walter pediu licença do cargo e se afastou. Noventa dias depois, diante do silêncio e de acordo com o Estatuto fizemos a substituição dele como primeiro vice-presidente, assumindo o Robson e o Guina a de segundo vice-presidente. Esses dias curiosamente recebemos uma carta do sr. Walter Estevam Jr, nos informando que estava retomando as funções de vice-presidente. Obviamente estranhamos a carta e fizemos uma carta resposta (que o mesmo não quis assinar o protocolo) dentro do que rege o Estatuto, pois ele saiu a aproximadamente 2 anos atrás sem se manifestar até então, e que havia sido substituído, avisando inclusive que o caso seria tratado a nível de diretoria que por unanimidade ratificou a decisão de que não mais faz parte da diretoria. Agora vamos notificá-lo novamente da decisão, mas como associado ele pode se apresentar como pré-candidato e concorrer à sucessão, desde que se respeite o que rege o Estatuto.
Lima Filho – Crise, não crise. O que a ACISCS está fazendo para ajudar e incentivar os comerciantes?
Laranjeira – Nós lançamos a campanha “São Caetano Atitude Positiva” que é uma coisa que falamos muito aqui na associação e conversamos com os empresários e comerciantes. Chamamos até mesmo a prefeito Paulo Pinheiro e os Secretários para ajudar a divulgar essa campanha. Mostramos a necessidade de ter ações para uma chacoalhada nos empresários e comerciantes para que ele não desista e não fique só falando em crise, pois só depende de cada um de nós comerciantes e empresários, fazer a diferença, afinal “crise é oportunidade” e o governo em nada vai nos ajudar. Que não deixem de investir seja qual for o tamanho do seu comércio, pois nós mesmos temos que fazer girar a roda novamente. Se ficar muito ligado na mídia, vamos sucumbir, ela é a maior culpada por esse quadro de desanimo. Portanto, como diriam os chineses: Crise é oportunidade! E a associação está e estará sempre voltada para atender os interesses dos comerciantes e empresários. Sobre a campanha “Atitude Positiva” mandamos uma carta para os comerciantes e falamos sobre o Black Friday de 27 de novembro que não perdessem essa oportunidade e fizessem algo diferente. Falamos sobre o Natal e sobre a liquidação de Verão. São 3 momentos que ele pode aumentar as vendas. Orientamos a investir na qualificação do pessoal e nas pequenas economias tipo energia elétrica, por exemplo, que é muito cara. Mas a pessoa tem olhar a sua gestão, não adianta fazer tudo isso e não saber se estão ganhando ou perdendo no seu negocio.
Lima Filho – Vocês tem uma Cooperativa Financeira. O que ela faz para ajudar os comerciantes?
Laranjeira – Foi uma coisa que sempre a associação quis e foi atrás. É uma Cooperativa de Crédito! Entendemos que os Bancos são os maiores beneficiários trabalhando com juros altíssimos com a mercadoria alheia. Tomam nosso dinheiro aplicam e nos emprestam com taxas abusivas. Então entendemos que a Cooperativa de Crédito que tem todos os serviços que um Banco tem e faz, seria uma grande saída, pois tem prazos mais longos e taxas reduzidas e é sem fins lucrativos, sendo uma parte do resultado corrigido é revertida para os cooperados, haja vista que Ribeirão Pires também quer ter sua Cooperativa, que, aliás, já foi inaugurada.
Lima Filho – E a campanha de Natal?
Laranjeira – A campanha de Natal já é uma tradição na ACISCS. A General Motors sempre foi nossa parceira junto com outras empresas. Esse ano de 2015 infelizmente a verba para ações institucionais foram cortadas e esse ano vai ser difícil, inclusive tivemos dificuldades com as outras empresas participantes. Mas vamos fazer a campanha “Embarque no Natal Premiado da ACISCS”. Serão 5 Cupons premiados. O Primeiro premio será um Ônix e outros 4 uma viajem de cruzeiro pra Búzios com acompanhante. Será um premio para o Ganhador e outro para o Vendedor. No caso do cupom que sair para Ônix o vendedor recebe um Vídeo Game e para os demais ganhadores o vendedor ganha uma bicicleta.
Lima Filho – Você é candidato à reeleição?
Laranjeira – É importante se dar continuidade a esse trabalho que começamos a desenvolver a 3 anos atrás. Apagamos muito fogo. Aprendemos muito a trabalhar. Começamos nosso primeiro ano com um déficit que tínhamos que resolver e no momento ele foi muito reduzido, mas por muitos anos, temos muito a pagar. Estamos negociando essas dividas pra ver se somos perdoados, outras não tem jeito… Tem que pagar! Eu acredito muito na força de uma entidade independente que represente verdadeiramente seus associados. Além de continuar com nosso time que é um time batalhador, quero trazer mais representatividade, ou seja, quero trazer um representante de cada atividade e de cada área do comercio e formar comissões para ouvir sugestões e reclamações dos comerciantes. Vamos ter eleição na segunda quinzena de janeiro. A eleição para prefeito vai ser em outubro. Para nós não importa quem será, se A, B ou C, pois seja lá quem for terá o nosso respeito. Eu entendo que não devemos ter vinculo com a prefeitura ou vinculo partidário, caso contrário não serve pra nada. Portanto sou candidato à reeleição sim e quero dar continuidade ao projeto de saneamento da ACISCS desenvolvendo um trabalho que venha atender os anseios dos associados quer empresário ou comerciante.
Lima Filho – Gostaria de deixar uma mensagem para os associados?
Laranjeira – Que eles venham participar da eleição, pois é muito importante. Convido a todos sem exceção, pois o voto é secreto e terão toda tranquilidade para votar. E aquele que for eleito que de seu melhor em prol dos associados. Se for eu vou dar continuidade ao trabalho desenvolvido junto com os demais diretores. Se não for eu tudo bem, pois o trabalho aqui é voluntario e não tenho nada que me prenda aqui. Pego minha carteira e vou embora.