X

Luiz Marinho é o novo presidente do Consórcio

Lauro Michels assume a vice-presidência da gestão 2016, que terá como desafios a continuidade dos projetos regionais e a articulação metropolitana

Reunião do Consórcio que definiu seu novo presidente

O prefeito de São Bernardo do Campo, Luiz Marinho, teve seu nome confirmado para a presidência do Consórcio Intermunicipal Grande ABC na gestão 2016, tendo como vice-presidente o prefeito de Diadema, Lauro Michels. O anúncio ocorreu durante a 70ª Assembleia Geral da entidade, realizada na última segunda-feira (11), referendando indicação ocorrida na eleição passada, uma vez que Marinho é o único Chefe do Executivo que não poderá candidatar-se à reeleição nas eleições municipais deste ano.

Marinho assume o comando do Consórcio pela terceira vez, após já ter exercido o cargo em 2013 e 2014. O prefeito agradeceu a confiança e apoio unânimes demonstrados pelos colegas para que cumpra mais um mandato. Entre os desafios para a nova gestão está a continuidade dos projetos definidos no Plano Plurianual Regional Participativo 2014 – 2017, que apontou 63 ações prioritárias, das quais 26 foram iniciadas. Outro destaque será o papel que o Consórcio vem assumindo na governança metropolitana e a importância da figura dos consórcios públicos nas articulações que dizem respeito à Região Metropolitana de São Paulo.

O atual presidente e prefeito de Rio Grande da Serra, Gabriel Maranhão, fez um retrospecto de 2015, ano que considerou bastante positivo para a instituição. “Avançamos muito, como nos projetos de Mobilidade e de Macro e Microdrenagem, ações que devem ser continuadas na próxima gestão”, lembrou o prefeito.

Drenagem

A versão preliminar do Plano Regional de Macro e Microdrenagem foi apresentada no encontro mensal de prefeitos antes da eleição, durante a 16ª Reunião Extraordinária.

Segundo o coordenador do Comitê de Programa Drenagem Urbana, Flavio Casarini, o estudo regional, com previsão de conclusão até março, acompanha a necessidade da região, de trabalhar as bacias e suas subdivisões, atendendo as áreas mais prejudicadas. “Vamos consolidar de maneira única o Plano Diretor de Drenagem e Mapa de Pontos Críticos de Inundação, respeitando as características de cada cidade”, disse.

O prefeito Gabriel Mara-nhão avaliou que o Plano é importante para organizar os esforços dos municípios no combate às enchentes durante os próximos 20 anos. “O projeto trabalha a identificação dos pontos de alagamento, principalmente nas regiões fronteiriças entre os municípios do ABC. O documento também propõe soluções para essas situações, inclusive identificando as obras prioritárias, que impactam diretamente na vida da população”, afirmou.

Imprensa:

This website uses cookies.