O prefeito de São Caetano, Paulo Pinheiro, divulgou em entrevista durante esta semana depois que foi descoberto seus funcionários fantasmas que depois da reportagem do SBT, demitiu 8 funcionários fantasmas que não compareciam no trabalho e disse também que abriu sindicância para apurar irregularidades na administração.
O chefe do executivo parece que falou coisa que não sabia ou não devia, visto que todos os funcionários citados pela reportagem do SBT de Silvio Santos, no total de cinco, são todos nomeados por seu gabinete e tem sua assinatura nas nomeações com exceção de uma a de José Carlos Lira, que é concursado e não aparece no serviço há muito tempo, mas o caso pode ser notório, porque tudo o que acontece dentro do Paço e em seu gabinete direto, pelo menos ele deveria ter ciência.
Outro assunto que chama a atenção, são os números senhor Prefeito – quem são os outros três funcionários fantasmas que o senhor divulgou, e não foram mencionados pela reportagem? – Quais são seus nomes e cargos e salários que recebiam. Todos devolverão os salários pelo período que não trabalharam, ou vai ficar por isso mesmo? – quem pagará a conta é a população pelo seu capricho em manter amigos na administração sem lhes dar o que fazer, mas ganhando poupudos salários.Depois de todos os acontecimentos e mais uma vez sua administração ter jogado o nome da cidade no lixo, o senhor vem a público dizer que está “dando exemplo” ao demitir funcionários que não trabalham mas ganham admitidos em sua gestão. Onde está o exemplo a seguir pela população senhor Prefeito!
Depois do vexame de não atender a reportagem, e o secretário de Governo Nilson Bonome mentir diante das câmeras do SBT dizendo que os funcionários estavam de licença remunerada e prêmio, não se pode esperar mais nada da administração e seus principais secretários que estão totalmente desinformados com a situação caótica em que estão deixando o município.
A transparência que o prefeito Paulo Pinheiro diz ter da sua administração não existe para a população, só para alguns funcionários que tem o direito de mexer na folha de pagamentos e sua relação.
Se Paulo Pinheiro que assina todas as nomeações e deveria saber quem está trabalhando ou não em seu gabinete, juntamente com secretário de governo, se omitem, quem será que levará a culpa da contrata-ção dos fantasmas? – a população.
Denúncias de nepotismo e fantasmas são várias em todos os grupos sociais e pela Imprensa ABC, foram divulgados vários nos últimos dois anos, e o SBT só falou de 5 e o prefeito desmente a reportagem e diz que são oito, esse número pode aumentar sensivelmente, e se colocarem a disposição da população a relação de funcionários públicos no site da prefeitura, a festa vai ser geral, pois a população fala em centenas deles espalhados pela região a serviço de vereadores, secretários municipais e supostos candidatos a vereador que já estão em campanha eleitoral pelos quatro cantos da cidade, e só a Justiça Eleitoral e MP que nunca sabem de nada.
Antes era só o MP que se omitia, agora também tem a Justiça Eleitoral, que parece estar com mãos atadas, enquanto que os administradores da cidade fazem o que bem entendem. Pelo simples fato de um secretário, o de Governo mentir quanto aos funcionários, o Ministério Público já deveria entrar com uma investigação, sem precisar esperar por alguma denúncia.
Outro assunto desconfortável pela população é a divulgação pelo prefeito que a cidade de acordo com o Ranking Nacional dos Portais em termos de transparência, é a melhor colocada da região, e ainda cita o site da prefeitura para acompanhar toda a relação de funcionários, e ainda cita que em administrações passadas só para se omitir de responsabilidades fala que é prática comum em departamentos públicos do País.
Outro assunto exposto pelo prefeito é a instalação de ponto eletrônico, em vários pontos da administração. Será que isso não poderia ter sido feito no início da administração, visto que cada aparelhinho destes custam em média 140 reais (top de linha). O orçamento da prefeitura não comportaria tal gasto, ou só veio a pensar no assunto quando acudo pela reportagem televisiva.
Dentro todos os pontos explorados pela administração Paulo Pinheiro, o que mais faz crer que São Caetano tem muito o que avançar em termos administrativos e moral de um governante, é a declaração de que ele, o prefeito, está a-brindo uma sindicância para apurar sua própria responsabilidade? – leva a crer que ele não fará nada, afinal foi o prefeito quem nomeou os fantasmas ou não, nas portarias está sua assinatura ou parece ser a dele, isso também tem de ser investigado pelo Ministério Público, a partir de suas declarações e de seu secretário.