X

Construção de túnel abaixo da Jurubatuba avança sem que a população perceba

Luiz Marinho fez visita monitorada à obra acompanhado da imprensa e do secretário de Coordenação Governamental, Tarcisio Secoli

Acompanhado de engenheiros e do secretário de Coordenação Governamental, Tarcisio Secoli, o prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho, visitou as obras do túnel que está sendo construído entre as ruas Alameda Glória e Jurubatuba e que integra o Drenar, maior programa de combate às enchentes já realizado na cidade. O túnel – está a 20 metros de profundidade, tem 6,2 metros de diâmetro e 1.015 metros de comprimento – vai conduzir a água da chuva para o piscinão do Paço Municipal. O reservatório terá capacidade para armazenar até 200 milhões de litros.

Neste túnel existem três frentes de obras, sendo que duas estão em andamento e são executadas 24 horas por dia. A terceira ainda está em fase de projeto. Conforme explicou Tarcisio Secoli, também responsável pela Secretaria de Serviços Urbanos, está prevista ainda, se necessário, a abertura de mais uma frente, para agilizar a construção do túnel.

Das duas frentes em andamento já foram escavados 80 metros – o poço 1, na Rua Jurubatuba, altura da Alameda Glória, com 50 metros de extensão, e o 2, na Rua Jurubatuba, na altura da Praça 7 de Setembro, com 30 metros.

As obras avançam abaixo de uma das vias mais movimentadas de São Bernardo sem que a população perceba. Isso porque o túnel é escavado manualmente por um método não destrutivo austríaco conhecido como NATM. Neste processo, avança-se média de 1 metro linear por dia, com um volume aproximado de 30 metros cúbicos de solo escavado. O outro túnel, que interliga o Paço Municipal à Avenida Aldino Pinotti, está em fase final de construção, com 70% da obra executados.

Durante a visita, Luiz Marinho lembrou outras obras que resolveram o problema de alagamentos em bairros como Vila Vivaldi e Rudge Ramos e destacou a importância do empreendimento. “Trará benefícios não só para os comerciantes, mas também para a indústria, a economia da cidade e do Estado, visto que os alagamentos trazem muitos transtornos e prejuízos.”

Marinho rebateu boatos de que as obras estariam paradas e convidou a população a visitá-las. “A população precisa ficar atenta, porque falam muitas mentiras. Como a obra é subterrânea, quem passa pela rua não vê. Quem tiver curiosidade de ver, podemos organizar visitas monitoradas aos domingos.”

Em todo o município estão sendo investidos mais de R$ 600 milhões nas obras de combate às enchentes. Além da região central, outros bairros da cidade estão recebendo obras do Drenar: V. Vivaldi, V. Helena, Jd Orlandina, Jd Hollywood, Jd do Mar, V. Euclides, Baeta Neves, Nova Petrópolis, Santa Terezinha e Demarchi.

Imprensa:

This website uses cookies.