Procedimento como sendo de simples cirurgias, desencadeou infecção nos idosos e os deixou cegos
Há menos de duas semanas atrás, dia 30 de janeiro, o Hospital de Clínicas de São Bernardo promoveu mutirão da Saúde quando foram atendidos pacientes idosos que estavam na fila para fazerem cirurgias de cataratas do município e contou com a presença de 27 deles para o simples procedimento cirúrgico.
Após o procedimento desencadeou inicialmente seis casos de cegueira total nos pacientes idosos que fizeram o procedimento no local, e nos últimos dias o total chegou a 17 pacientes com cegueira total e outros 10 idosos precisarão remover o globo ocular por causa da infecção.
O Instituto de Oftalmologia da Baixada Santista empresa terceirizada para prestar o serviço e muito menos a administração municipal, não souberam explicar quais são as causas da contaminação pela bactéria Pseumonas sensível.
As reações ao pós operatório são notadas dias depois das cirurgias e as infecções hospitalares podem contaminar com facilidade próteses, ventiladores e lentes de contato e a sua eliminação e controle são difíceis, pois são resistentes a antibióticos.Familiares dos idosos registraram boletim de ocorrência na Delegacia do Idoso.
A vigilância Sanitária criou comissão para analisar as causas da infecção bacteriana, bem como a Câmara Municipal pretende criar comissão para acompanhar os casos junto a Secretaria de Saúde que vai monitorar e dar assistência aos pacientes e acompanhamento profissional.
O Ministério Público foi convidado a acompanhar o processo através do prefeito Luiz Marinho e já pediu explicações a secretária de Saúde do município Odete Gialdi, dando prazo de cinco dias para que responda os questionamentos, e enquanto isso a empresa teve seu contrato temporariamente suspenso até a conclusão da investigação.