X

Canalização do Córrego Capuava acaba com angústia de moradores do B. Demarchi

Obra está 97% concluída e integra o Drenar, programa de combate às enchentes da Prefeitura de São Bernardo

O medo de ver ruas e casas invadidas pela água nos temporais não faz mais parte da rotina dos moradores do Bairro Demarchi. Desde o fim de 2013, o local não é mais atingido pelas cheias em razão das obras de canalização do córrego Capuava e do Ribeirão dos Meninos, que estão 97% prontas, e integram o Drenar, programa de combate às enchentes da Prefeitura de S. Bernardo.

As intervenções foram iniciadas em julho de 2012 e resta apenas a conclusão da travessia sob a Rua José D’Ângelo – é preciso o remanejamento de tubulações e cabos das concessionárias Sabesp, Telefônica, Congás e Eletropaulo – e a recuperação do viário na Rua Shultz Wenk, que, a exemplo da João Gerbelli, era uma das mais atingidas pelos alagamentos.

Com a canalização do córrego e o fim das enchentes, foram os roedores que tiveram de mudar de endereço.

Ao todo foram canalizados 1.790 metros de várzea, do início do Córrego Capuava, na Rua José D’ângelo até o encontro do Ribeirão dos Meninos com o piscinão da Volkswagen. Em alguns trechos o canal é aberto e, em outros, fechado, e mede, na parte mais estreita, 4,20 m de largura e, na mais larga, 8,50 m. São 3 m de profundidade.

Drenar

Em todo o município estão sendo investidos mais de R$ 600 milhões para combater os alagamentos. O piscinão do Paço Municipal, o maior de todo o complexo de obras, terá capacidade para armazenar 190 milhões de litros de água.

Com a intervenção e a construção de galerias na Av. Aldino Pinotti e na Rua Jurubatuba, as enchentes, que por décadas afetaram a vida dos moradores e comerciantes do Centro, serão coisa do passado.

Imprensa:

This website uses cookies.