Meta do Centro de Controle de Zoonoses é vistoriar 1,6 mil imóveis
Agentes do Centro de Controle de Zoonoses de São Bernardo do Campo estarão mobilizados neste sábado (12), para buscar e eliminar criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chicunguya. A meta é vistoriar 1,6 mil imóveis, entre residências, empresas e terrenos.
Ao todo serão mais de 80 agentes de controle de vetores, que estarão atuando pelas ruas dos bairros Jordanópolis, Jardim Orlandina, Golden Park, Silvina, Sítio Bom Jesus, Vila Vitória e Jd. Castelo Branco.
A ação, parte do calendário de atividades da campanha ‘Todos Juntos Contra o Aedes aegypti’, do Ministério da Saúde, ocorrerá em mais três sábados: 19 de março, 02 e 16 de abril. Os próximos locais ainda serão divulgados.
A coordenadora de contro-le da Dengue em São Bernar-do, Ericka Avibar, explicou que a escolha dessas localidades para realizar atividades preventivas se deve ao grande número de denúncias que o CCZ vem registrando. “Precisamos que as pessoas estejam engajadas no combate ao Aedes aegypti, verificando e eliminando qual-quer situação em que exista água parada, onde o mosquito coloca seus ovos”, destacou.
Ação regional
No mesmo dia, técnicos das sete cidades do ABC vão realizar ação integrada para orientar a população sobre como localizar e eliminar os criadouros do Aedes aegypti. A atividade, a segunda na região a envolver todos os municípios, será no Jardim Zaíra, em Mauá, na divisa com Santo André e São Paulo.
No local haverá cerca de 20 agentes do CCZ, que vão apresentar à população amostras de larvas e do mosquito adulto, maquetes, materiais educativos, teatro de fantoches e personagens fantasiados. Também está programada uma caminhada de conscientização para alertar a população sobre os riscos da dengue.