Obra integra sistema Ipiranga/Vivaldi, 2ª maior intervenção do Drenar, programa de combate às enchentes de SBC
Em fase de testes desde o início de março, o reservatório Jacquey – integra as obras de macrodrenagem do sistema Ipiranga/Vivaldi – está deixando os moradores da região do Rudge Ramos mais sossegados no que se refere aos riscos de alagamentos. É que entrou em funcionamento uma das seis bombas previstas a operar toda vez que a cidade receber quantidade considerável de chuva. No momento a bomba é acionada por um gerador (são dois) movido a diesel.
De acordo com Luiz Bueno, engenheiro da empresa que realiza o serviço, a estação elevatória, cuja água da chuva será bombeada para o Córrego dos Meninos, na Av. Lauro Gomes, deverá ser finalizada em maio, após a conclusão de outras etapas. O reservatório é coberto e tem capacidade para armazenar 6,2 mil m³ de água, equivalente a 6,2 milhões de litros.
Segundo moradores, desde o início das obras, em 2014, a Rua Jacquey, onde o reservatório está localizado, não é afetada pelas enchentes.
Outra obra que integra o sistema Ipiranga/Vivaldi é a construção de duas galerias na Rua Warner (esquina com as ruas Ipanema e Universal), que vão captar a água da parte alta do Jd. Hollywood e conduzí-la pelo Córrego Ipiranga até o Tanque das Mulatas. O tanque já está operando e tem capacidade para armazenar 17 mil m³ de água.
As galerias serão interligadas por um túnel de 130 metros. Além do túnel, resta finalizar as obras de microdrenagem da Rua Warner.
O sistema Ipiranga/Vivaldi representa a segunda maior obra do Drenar, programa de combate às enchentes em toda a cidade. Já foram entregues no R.Ramos os reservatórios Ipiranga, Vivaldi e Helena e mais de 20 mil metros de canais e galerias de drenagem, proporcionando aos moradores alívio das tensões provocadas pelas chuvas, que resultavam em inundações.
As intervenções no Nova Petrópolis e Paulicéia também prosseguem e vão contribuir para os objetivos do programa, a exemplo de outras entregues ou recentemente finalizadas e em testes, como a drenagem das ruas João Firmino, no Assunção; MMD C, no Paulicéia; elevatória Rio Claro, no Rudge Ramos; córregos Silvina, Chrysler, Alva-renga, e os córregos Colina e Mininha.