O pano de fundo é a questão da inclusão social por meio do Esporte
No mês de abril acontecerá o lançamento do filme documentário Jogo Cego, obra que mistura a temática da inclusão social de pessoas com deficiência visual e esportes paralímpicos. As exibições acontecerão no dia 19 em São Caetano do Sul, no Teatro Santos Dumont, com apoio da prefeitura local, e no dia 20, em Piracicaba, no SESC Piracicaba, com apoio do próprio SESC.
Ambas exibições serão gratuitas, com início às 20h, com ingressos distribuídos ao público por ordem de chegada com uma hora de antecedência.
Uma das preocupações da equipe foi disponibilizar a obra com total acessibilidade para pessoas com deficiência, contando, além de legendas, com audiodescrição, feita por Lívia Motta, como elemento narrativo desde o início do projeto – fato incomum de se encontrar.
”Eu não tenho medo do escuro porque eu não enxergo, mas mesmo se eu enxergasse eu não teria medo” – Alice Yasmin, 8 anos, no filme JOGO CEGO.
O documentário foi realizado com recursos do Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo, ProAC-ICMS, e conta com as empresas patrocinadoras OJI PAPÉIS ESPECIAIS de Piracicaba, CALÇADOS FERRACINI de Franca e EXATO TRANSPORTE URGENTES de Guarulhos.
Este lançamento marca o fim de um projeto que teve início em 2007, nos Jogos Mundiais para Cegos, momento em que surgiu a ideia para o filme. Ao final, foram feitas mais de 30 diárias de gravações, com a participação de 15 personagens.
Jogo Cego tem 52 minutos de duração, tempo da grade de uma hora em TV, o que facilita a exibição e aumenta o acesso ao filme pelo público. A obra também conta com uma versão estendida de 66 minutos, que será exibida nos dias 19 e 20 de abril, nos eventos de lançamento da obra.
Serviço:
Filme Jogo Cego
www.facebook.com.br/jogocego
www.youtube.com/jogocego