Serviços já foram disponibilizados à população
A professora Élia Cristina Mendonça Guimarães, de 42 anos, foi uma das primeiras a “estrear” os serviços da nova UPA Central 24 horas, aberta ao público. Ela e o filho Ian, de 15 anos, procuravam atendimento por causa de sintomas de gripe. Após passarem pelo processo de classificação de risco dos seus quadros, logo seguiram para a consulta com os médicos. Após o procedimento, o estudante foi liberado e sua mãe foi medicada, pois estava febril. O atendimento completo demorou cerca de meia hora e recebeu elogios da usuária. “Adorei a nova estrutura”, comentou.
Localizada na Praça IV Centenário, 8, ao lado do Paço Municipal, a nova unidade foi inaugurada com capacidade para até mil atendimentos diários. O equipamento oferece atendimento nas áreas de clínica médica e pediatria. Os leitos de internação, entre as alas de adulto e da pediatria, saltaram para 26, nove a mais do que no antigo Pronto Atendimento.
O governo de Santo André investiu R$ 3,1 milhões, entre obra e aquisição de equipamentos e mobiliários.
“Eu tenho convênio muito bom, só que na região carecemos de hospitais da rede particular, a espera neles chega a quatro horas”, contou a professora. “Aqui na UPA, não tenho reclamação. Em toda rede municipal, sempre fui bem atendida – de manhã, tarde ou noite; eu e meus filhos. Então optei por vir nesta unidade, até porque é perto da minha casa”.
No primeiro dia de funcionamento, foram realizados 461 atendimentos, sendo 331 atendimentos clínicos e 130 atendimentos pediátricos.
Além da UPA Central, o município possui outras duas UPAs 24 horas: Sacadura Cabral e Jardim Santo André, além dos PAs Bangu, Vila Luzita e Paranapiacaba.