Dois dos mais importantes artistas atuais brasileiros aportam em São Caetano do Sul na próxima quinta-feira (30/6), a partir das 19h30, na Pinacoteca Municipal da Fundação Pró-Memória de São Caetano do Sul (Av. Dr. Augusto de Toledo, nº 255, Bairro Santa Paula). As formas e cores de Claudio Tozzi e o vigor e os volumes de Caciporé Torres reúnem-se nas mostras Claudio Tozzi – Diálogos e Punhos de Aço – Caciporé Torres.
Um dos ícones da pop art brasileira, Tozzi vem com 20 obras em acrílica sobre tela e madeira, dentro de um panorama que mostra seus trabalhos do início da década de 1980 até os anos atuais. Tendo iniciado sua carreira em 1963, já em 1968 ganhava o prêmio aquisição com sua obra Ligação Telefônica, no IV Salão de Arte Contemporânea de São Caetano do Sul. Esse trabalho, e outros dois premiados no município, que hoje integram o acervo da Pinacoteca da cidade, também integram a mostra, dentro da proposta do projeto Diálogos – o artista e sua obra, o artista e seu tempo.
O objetivo do projeto Diálogos, que está em sua oitava edição, é expor obras do acervo da Pinacoteca Municipal, premiadas nos Salões de Arte Contemporânea – realizados entre 1967 a 1988, na cidade de São Caetano do Sul – ao lado de obras posteriores a esse período, desses mesmos artistas.
Ferro, aço, inox e bronze são os materiais utilizados por Caciporé Torres nas 19 esculturas que integram a mostra Punhos de Aço. Há trabalhos das décadas de 1960 e 1970 e, na sequência, a amostra apresentada salta para década de 2010, com produções mais recentes. A passagem do artista pelo pugilismo profissional serviu de inspiração para o nome desta exposição que apresenta ainda diversidade de temas, em matérias rígidas, que se transformaram em formas monumentais. Quatro outros trabalhos integram a exposição, entre gravuras e trabalhos em técnica mista.
As exposições Claudio Tozzi – Diálogos e Punhos de Aço – Caciporé Torres ficam em cartaz na Pinacoteca Municipal até o dia 30 de setembro, com visitação gratuita de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados, das 9h às 13h. Mais informações pelo telefone 4223-4780.