X

S. Bernardo inicia nova etapa do programa Drenar de combate às enchentes no Centro

Obras estão sendo aceleradas com a nova etapa no piscinão do paço municipal

Começa a ser instalado no piscinão do Paço emboque que vai receber a água de chuva vinda do Ribeirão dos Meninos

Invisíveis para quem circula pelo entorno do Paço Municipal, as obras subterrâneas do Drenar, no Centro de São Bernardo, seguem seu cronograma normal. O Consórcio Centro Seco, responsável pelo empreendimento, iniciou duas novas frentes de trabalho este mês. Uma delas é o chamado “emboque”, cavidade de cerca de 6 metros de diâmetro, aberta no piscinão do Paço Municipal, que vai receber a água de chuva vinda do Ribeirão dos Meninos e que passará pelo túnel em construção debaixo da Rua Jurubatuba. A outra é o desvio da rede coletora de esgoto da Sabesp, na Av. Aldino Pinotti.

A Prefeitura estuda agora a possibilidade de iniciar uma quarta frente de trabalho, com as escavações do Paço em direção às três frentes que operam em três turnos (24h) no túnel sob a Jurubatuba, situado a 20 metros de profundidade. Uma dessas frentes segue da Alameda Glória (Poço 1) em direção ao terminal rodoviário (Poço 2), a outra, no sentido contrário, e, a terceira, do terminal em direção ao reservatório do Paço.

A instalação do chamado sifão na Avenida Aldino Pinotti foi necessária, segundo a empresa, porque naquele trecho a galeria feita para o escoamento da água do piscinão do Paço – vai seguir em direção ao Ribeirão dos Meninos, na Av. Lauro Gomes – se encontrou com a tubulação de esgoto. A previsão é de que essa etapa seja concluída em setembro.

Em todo o município estão sendo investidos cerca de R$ 600 milhões para combater os alagamentos. O piscinão do Paço, o maior de todo o complexo de obras, terá capacidade para armazenar 190 milhões de litros de água. Sempre que o reservatório estiver perto de atingir sua capacidade total, a água entrará na galeria já concluída, que a conduzirá em direção ao Ribeirão dos Meninos, na Lauro Gomes.

Com a intervenção e a construção de galerias na Av. Aldino Pinotti e na Rua Jurubatuba, as enchentes, que por décadas afetaram a vida dos moradores e comerciantes do Centro, serão coisa do passado.

Imprensa:

This website uses cookies.