X

Pesquisa de intenção de voto em S. Bernardo tem empate técnico entre Manente e Morando

Diferença de 3 pontos separam as duas candidaturas majoritárias de Alex Manente e Orlando Morando

Entre os dias 05 e 07 de julho o IBOPE Inteligência realizou uma pesquisa de intenção de voto para a Prefeitura de São Bernardo do Campo. Neste momento, em que as candidaturas não estão oficialmente definidas, os cenários de intenção de voto testados consideram possíveis nomes para a disputa.

Foram testados três cenários de intenção de voto. No cenário mais provável e completo, Alex Manente (PPS) e Orlando Morando (PSDB) aparecem empatados tecnicamente com 28% e 25% das intenções de voto, respectivamente. Em outro patamar surgem os pré-candidatos Mauricio Soares (PHS) mencionado por 6% dos eleitores, Tarcisio Secoli (PT) por 5%, Marcelo Lima (SD) por 4%, Professor Aldo Santos (PSOL) por 3% e Evandro de Lima (PT do B) citado por menos de 1% dos respondentes. Aqueles que declaram a intenção de votar em branco ou anular o voto totalizam 22%, enquanto 7% estão indecisos ou preferem não responder.

Num outro cenário, foi investigada a preferência dos eleitores considerando um número reduzido de possíveis candidatos. Nessa simulação, Alex Manente e Orlando Morando continuam tecnicamente empatados com, respectivamente, 33% e 30%. Em um segundo patamar aparece o Tarcisio Secoli com 8% das menções. Aqueles que declaram a intenção de votar em branco ou anular o voto representam 23% do eleitorado, enquanto 6% optam por não responder à pergunta.

Também foi testado um cenário incluindo o nome do ex-Prefeito William Dib como o candidato do PSDB para eleições de São Bernardo do Campo. Nesse contexto, Alex Manente aparece à frente na disputa com 37% das intenções de voto. O pré-candidato Mauricio Soares obtém 7% das citações, seguido de perto por Marcelo Lima e William Dib com 6% das intenções de voto cada. Tarcisio Secoli e Professor Aldo Santos são mencionados por 5% e 3% dos eleitores, respectivamente, enquanto Evandro de Lima apresenta 1% das citações. Aqueles que declaram intenção de votar em branco ou anular o voto somam 27%, enquanto os indecisos representam 8% da amostra.

Intenção de voto espontânea. Na medida espontânea, em que os entrevistados são perguntados sobre a intenção de voto sem a apresentação dos nomes dos possíveis candidatos, 51% dizem não saber em quem votar, enquanto outros 21% declaram que pretendem votar em branco ou anular o voto. Os pré-candidatos Orlando Morando e Alex Manente são mencionados espontaneamente por 10% e 9%, respectivamente. Os demais possíveis candidatos têm até 4% das menções.

Rejeição

O IBOPE Inteligência perguntou também em quais dos pré-candidatos os entrevistados não votariam de jeito nenhum. William Dib é o mais citado (36%), seguido por Alex Manente e Orlando Morando com 28% cada. Mauricio Soares aparece com 27% e Tarcisio Secoli com 24%. Marcelo Lima é citado por 17% dos eleitores, Professor Aldo Santos por 16% e Evandro de Lima obtém o menor índice (15%). Aqueles que preferem não responder correspondem a 11% da amostra e 8% declaram espontaneamente que poderiam votar em qualquer um dos nomes apresentados. Nesta pergunta os entrevistados podem mencionar mais de um pré-candidato.

Avaliação da administração municipal. A administração do Prefeito Luiz Marinho é avaliada de maneira regular por pouco mais de um terço dos eleitores (39%), enquanto 31% avaliam de forma negativa (ruim ou péssima). Consideram a administração ótima ou boa, 29% dos entrevistados.

Cerca de metade da amostra (52%) desaprova a forma como Luiz Marinho vem administrando o município, enquanto outros 41% declaram aprová-la. Aqueles que não sabem ou preferem não responder totalizam 7%.

Os respondentes também foram questionados sobre as três principais áreas em que o município enfrenta maiores problemas, sendo as mais citadas: Saúde com 66% das menções, Segurança Pública com 47% e Educação, com 37%. Nesta pergunta, o entrevistado poderia mencionar até três áreas.

Avaliação da administração estadual

A administração do Governador Geraldo Alckmin é avaliada de forma regular por 38% dos respondentes; de forma negativa (ruim/péssima) por 36% e positiva (ótimo/bom) por 22%. Aqueles que não sabem ou preferem não opinar somam 4%.

Imprensa:

This website uses cookies.