X

Smartphone é a arma com foco no cidadão

Munido do tripé social, político e ambiental, e do tripé físico que sustenta sua câmera instalada no smartphone, muitas ideias na cabeça e mais ainda disposição de trabalho por sua cidade, São Caetano do Sul, o jovem advogado Getúlio de Carvalho Filho tem dedicado parte de seus dias, quando não está no escritório ou no Fórum, a percorrer ruas, avenidas, praças e outros equipamentos públicos pelos 15 bairros da cidade para conferir o que acontece, apontar problemas e oferecer soluções.

Seus vídeos têm feito sucesso nas redes sociais, como Facebook, Instagram, Youtube e Snapchat. Por isso, esta redação decidiu entrevistá-lo.

Imprensa ABC: Como surgiu a ideia dos vídeos?

Getúlio de Carvalho Filho: De forma bem simples! Transformando minha indignação em atitude! Como cidadão, cansei-me da inércia, da sensação de impotência e de ver as coisas tomando um rumo prejudicial sem poder interferir! Cansei-me de entrar e sair de reuniões, discussões, estratégias e ações que não tinham um resultado efetivo! Com o que estava em meu alcance (rede social e um smartphone), resolvi lançar mão do primeiro vídeo e, graças a Deus, foi um “sucesso”, e, daí para frente, diversas sugestões foram surgindo para gravação de novos temas e assim o fiz.

Imprensa ABC: Qual o objetivo dos vídeos?

Getúlio de Carvalho Filho: O principal objetivo é ouvir a opinião popular, entender o que a população pensa, precisa, quais são suas dificuldades, criticas e sugestões. Em primeiro lugar, porque não podemos ser pretensiosos e achar que sabemos tudo em todas as áreas; em segundo, porque em uma sociedade organizada (município, Estado e País) é a vontade de seus membros, é o desejo do povo que deve ser estabelecido e concretizado sempre que possível.

Imprensa ABC: E os objetivos foram atingidos?

Getúlio de Carvalho Filho: Com certeza, através dos vídeos tivemos algumas demandas atendidas pelo Poder Público. Claro que seria muita pretensão dizer que as vitórias se deram apenas por conta dos vídeos, mas alguma colaboração efetiva eles tiveram. Sem contar as demandas atendidas, hoje tenho um case muito grande de informações e anseios da população de São Caetano do Sul, porquanto os vídeos são direcionados para esta cidade, embora receba muitas sugestões e incentivos para fazer trabalhos que envolvam o Estado e País, mas precisamos ter os pés no chão e tentar transformar a nossa realidade próxima para poder chegar a outros níveis, mas os objetivos de auxílio à população e conhecimento das demandas foram atingidos, principalmente em São Caetano.

Imprensa ABC: Vai continuar com os vídeos?

Getúlio de Carvalho Filho: A fase mais difícil já passou (risos), passei por algumas ameaças, ataques e denúncias, mas isso não fez e não fará perder o foco, pelo contrário, trouxe-me ainda mais força para prosseguir. Há ainda muita coisa a ser tratada, e as sugestões não param de chegar, esses motivos nos fazem prosseguir.

Imprensa ABC: Qual o caminho a ser percorrido?

Getúlio de Carvalho Filho: Após mais de 250 mil visualizações dos vídeos, surgiram centenas de novas sugestões. Tenho algumas dezenas selecionadas para que novos vídeos sejam gravados com base no anseio e na necessidade da população. Doravante, o que se pretende é tratar assuntos cada vez mais específicos, seguindo a orientação e anseio popular para que seus objetivos sejam alcançados.

Imprensa ABC: Que recado que você daria aos seus seguidores e as mais de 250 mil pessoas que já visualizaram seus vídeos?

Getúlio de Carvalho Filho: Em primeiro lugar, é bom dizer que os seguidores são espontâneos (risos); em seguida dizer que o trabalho não vai parar, muito pelo contrário, as melhores ideias e vídeos serão indicadas ao Poder Executivo para que sejam realizadas ou, no mínimo, estudadas, essa é a verdadeira cidadania que devemos e precisamos buscar! Por isso me preocupo e considero cada sugestão, comentário e crítica dos espectadores trazidos através dos vídeos, de onde surgiu o slogan que encerra todos eles (risos): “Curta Getúlio Filho no facebook, registre o seu comentário, porque eu quero te ouvir!” Ouvir e agir, essa é nossa missão enquanto cidadão!

Perfil: Uma vida construída em São Caetano

Getúlio de Carvalho Filho é professor, advogado/proprietário da GCF Advocacia, vice-presidente da Comissão dos Direitos das Pessoas com Deficiência da OAB/SCS, foi advogado na Defensoria Pública/USCS, bem como atua em várias frentes junto à sociedade civil organizada.

Getúlio Filho nasceu no Hospital São Caetano em 1980, é neto do ex-vice-prefeito Lavinho de Carvalho. Seus estudos foram todos na cidade: Maternal Recreio Educativo Papo de Anjo (hoje Liceu), Externato Santo Antônio e Instituto de Ensino de São Caetano do Sul. Formou-se em Direito na USCS em 2006 e cursou três pós-graduações na área jurídica e finaliza o curso de Mediação Judicial pelo CNJ.

Getúlio Filho foi atleta de natação por São Caetano. Também vestiu a camisa da cidade no vôlei, convivendo, ainda que em categorias inferiores, com estrelas como Giba, Carlão e Gilson. Ele lembra com humor a sua saída deste esporte: “Fui selecionado naturalmente, devido à estatura de 1,75m” (risos). O trabalho deste jovem promissor pode ser acompanhado diariamente pelas redes sociais: Facebook: Getúlio Filho; YouTube: Getúlio Filho; Instagram: Getúlio_Fi lho_; Snapchat: Getuliofilho 1.

Imprensa:

This website uses cookies.