X

Bispo Diocesano visita obras de combate às enchentes em São Bernardo do Campo

Comitiva da Diocese de Santo André com prefeito Luiz Marinho

Bispo de Santo André vistoriou as intervenções acompanhado do prefeito Luiz Marinho; ele também conheceu a Central de Reciclagem da cidade

Acompanhado do prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho, o bispo de Santo André, dom Pedro Carlos Cipolini, visitou o túnel subterrâneo da Rua Jurubatuba, que conduzirá a água de chuva do Rib. dos Meninos ao reservatório em construção no Paço Municipal.

As intervenções do Drenar foram iniciadas em 2014 em diversos pontos da cidade. O túnel começou a ser escavado em junho do ano passado. Ao todo são 80 homens trabalhando 24h por dia, divididos em três turnos. A estimativa é de que as escavações fiquem prontas até o fim do ano. Cerca de mil pessoas já visitaram as obras do túnel.

A Prefeitura estuda a possibilidade de iniciar uma quarta frente. Uma dessas frentes segue da Alameda Glória (Poço 1) em direção ao terminal rodoviário (Poço 2), a outra, no sentido contrário, e, a terceira, do terminal em direção ao reservatório do Paço. A quarta frente seguiria do reservatório na direção do terminal de ônibus.

Em junho, a empresa que toca a obra iniciou, no piscinão do Paço, a construção do chamado emboque, cavidade de cerca de 6 metros de diâmetro por onde passará água vinda do túnel da Jurubatuba.

A galeria por onde passará a água do piscinão – com capacidade para armazenar 190 milhões de litros – que seguirá para outro ponto do Ribeirão dos Meninos, na Avenida Lauro Gomes, já está pronta.

Antes da visita ao túnel, Marinho detalhou aos visitantes o conjunto de obras do Drenar e citou como exemplos a canalização, no Rudge Ramos, dos córregos Ipiranga, Vivaldi e Helena e mais de 20 mil metros de canais e galerias de drenagem. Tais obras já estão concluídas.

No mesmo bairro, o reservatório Jacquey também já está pronto e em operação, a exemplo do Tanque das Mulatas (com capacidade para armazenar 20 milhões de litros) e a galeria na Rua Warner, que reforça o sistema de drenagem do Jardim Hollywood e conduz as águas da chuva ao Córrego Ipiranga, cuja obra de retificação foi concluída em dezembro de 2015. A canalização do córrego Pindorama (Jordanópolis) já está 93% pronta.

Imprensa:

This website uses cookies.