Quando se trata de reforma, nem sempre os clientes sabem exatamente o que eles querem. Muitas vezes, as ideias são vagas, e outras vezes as ideias são fortes, porém podem não ser exequíveis. O nosso trabalho, é transpor todas as informações do cliente no projeto e fazer com que seja possível a execução de todas as necessidades e vontades do cliente. Questões sobre como é a rotina, quantas pessoas vivem na casa, o que fazem no tempo livre, como as pessoas da casa se relacionam, trazem funcionalidade e são fundamentais para o desenvolvimento de um projeto com a personalidade de cada cliente.
Sobre a parte financeira, é essencial trabalhar o projeto considerando o budget do cliente, e assim adequar as escolhas que são feitas para algo que seja viável e não ficar somente no sonho. Para que isso aconteça, é necessário que exista uma relação de confiança entre cliente e profissional. O planejamento de custos deve ser feito pensando em alternativas que atendam o sonho e projeto definido, e ao mesmo tempo seja viável financeiramente de acordo com quanto o cliente deseja investir.
Sobre a vivência que o cliente terá com a obra, temos 2 cenários normalmente a trabalhar, que definirão experiência do mesmo no final do trabalho.
Num primeiro cenário, o cliente pode estar morando no local enquanto a obra acontece. Conviver com obra diariamente, apesar de todos os cuidados tomados pelo profissional no final do dia, como por exemplo a limpeza pós obra que deve acontecer diariamente, sempre acaba desgastante para quem vive no imóvel.
Uma dica para suavizar esse convívio diário é trabalhar a reforma por ambiente. Desta forma, isolamos as demais áreas para que o cliente possa ter uma rotina mais próxima do normal possível. O ponto negativo desse tipo de trabalho “segmentado” é que a obra acaba demorando um pouco mais, pois cada profissional especialista numa determinada mão de obra, deverá voltar a mesma, diversas vezes para finalizar a residência como um todo.
A nossa orientação ao cliente para quando estamos planejando uma reforma é que o mesmo organize um período de férias, ou que consiga um imóvel temporário para morar. Nesta caso, trabalhamos duramente na otimização do planejamento e cronograma para que possamos entregar o mais breve possível a obra para moradia.
Num segundo cenário, onde o cliente ainda não mora no local, conseguimos trabalhar a residência segmentada por serviço, otimizando muito recursos e cronograma de obra. Neste tempo, o desafio é conter a ansiedade dos clientes, que acabam querendo saber de sua obra quase que diariamente. Para isso, temos uma técnica que tem se mostrado bastante eficaz: Trabalhamos semanalmente um cronograma e relatório descritivo / fotográfico para envio aos proprietários do imóvel e marcamos uma conversa para esclarecimentos e dúvidas. Assim o cliente sabe o que está acontecendo e as previsões futuras para a semana seguinte.
Um bom planejamento é fundamental para uma obra bem sucedida, pois através dele é possível otimizar tempo, recursos, materiais e custos com mão de obra.
Um planejamento eficaz inclui:
1. Projetos executivos bem elaborados, que detalharão iluminação, instalações elétricas, hidráulicas, construções, para que o projeto seja seguido exatamente como foi concebido, não dando margem para erros.
2. Cronograma bem detalhado: É preciso que os serviços contratados estejam bem alinhados entre os profissionais, e que exista um envolvimento conjunto entre eles para que as etapas sejam cumpridas da forma correta. Dessa forma, é possível diminuir a possibilidade de retrabalhos e imprevistos.
3. Acompanhamento técnico: Minimiza imprevistos, e quando acontecem, o profissional irá agir da melhor forma perante eles, não trazendo nenhuma dor de cabeça para o cliente final.