Oncologia e Hematologia completa 20 anos na Medicina ABC

A disciplina de Oncologia e Hematologia da Faculdade de Medicina do ABC agendou para 17 de agosto a comemoração de 20 anos de atividades e contará com a presença de autoridades e professores e representantes da Fundação do ABC.

Exercendo papel central na pesquisa e tratamento do câncer no Grande ABC, o serviço de oncologia clínica da FMABC foi criado em 1996, constituindo a disciplina de Oncologia Hematologia. Ao atendimento em hematologia realizado nos ambulatórios foi incorporado o serviço de quimioterapia. No mesmo ano foi fundada a Liga Acadêmica de Oncologia junto aos ainda estudantes Roberto Uehara e Lívia Rezende.

Com apoio das ONGs Projeto Crescer do Rotary Club e Associação de Voluntárias para o Combate ao Câncer do ABC (AVCC), foi construído em 2000 o Instituto de Oncologia e Oncopediatria.

Trata-se de espaço no campus com dois andares e 800 metros quadrados, que concentra o Centro de Estudos e Pesquisas de Hematologia e Oncologia (CEPHO), os laboratórios de análises clínicas e biologia molecular, biblioteca, sala de conferência, ambulatórios e serviço de quimioterapia.

Paralelamente, também no ano 2000 foi criado o Programa de Residência Médica em Oncologia Clínica e Hematologia. Os alunos desenvolvem trabalhos nas unidades assistenciais e estagiam em instituições parceiras, como o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, Hospital Sírio Libanês, Laboratório Fleury e Hospital Israelita Albert Einstein. Sob orientação do professor titular Dr. Auro del Giglio, diversos mestres e doutores já defenderam suas teses. Nesses 20 anos, as atividades de pesquisa e de pós-graduação renderam inúmeras publicações científicas em periódicos nacionais e internacionais.

Hoje a disciplina de Oncologia e Hematologia é responsável por boa parte do atendimento a pacientes com câncer na rede pública regional, com atuação nos ambulatórios de especialidades no campus da FMABC, no Hospital Estadual Mário Covas de Santo André e no Hospital Anchieta de São Bernardo, onde está instalado o CACON – Centro de Alta Complexidade em Oncologia.