O ITESCS – Instituto de Tecnologia de São Caetano do Sul – está envolvido em mais um grande evento de cunho pedagógico e de incentivo a jovens empreendedores. As atividades desta vez estão voltadas aos estudantes dos cursos de Ciências da Computação e Sistemas de Informação da USCS – Universidade Municipal de São Caetano do Sul -, que terão a oportunidade de participar de um Hackathon. O projeto tem apoio do ITESCS e do USCS Empreender, com coordenação do Professor Luiz Milani.
Com auditório cheio, o Hackathon foi apresentado através de uma palestra ministrada pelo presidente do ITESCS, Benício José de Oliveira Filho, que contou ainda com a participação de mais dois criadores de startups: Victor Ramos, da Vegpet (e-commerce para pets) e, Leo Gmeiner, do aplicativo, Filho Sem Fila. Eles comentaram sobre seus respectivos negócios e incentivaram os estudantes a participarem deste projeto.
Segundo o presidente do ITESCS, o Hackathon universitário tem como pilares a geração de projetos empreendedores que podem resultar em startups, com grande possibilidade de contribuir para o desenvolvimento regional e de novas empresas. “Criar negócios através da nossa vocação tecnológica é a missão existencial do ITESCS. Em parceria com a USCS, queremos levar aos alunos novas possibilidades de empreender. Ter sua própria empresa e gerar riquezas para o ABC são possibilidades que os envolvidos no Hackathon poderão desenvolver e serem avaliados na prática por empresários, professores e mentores”, explicou Benicio.
Os interessados formarão seus grupos conforme regulamento do Hackathon USCS e entregarão seus temas. Ao longo deste processo haverá uma capacitação pelo ITESCS (curso de CANVAS), um evento de mentoring, a entrega dos trabalhos e a grande final, com data prevista para o dia 10 de novembro.