A disciplina de Oncologia e Hematologia da Faculdade de Medicina do ABC organizou em 17 de agosto a comemoração de 20 anos de atividades. A partir das 17h houve coquetel no Anfiteatro David Uip, no prédio do Centro de Pesquisas CEPES, com presença de autoridades regionais, representantes da Fundação do ABC e da FMABC, além de médicos, docentes e residentes, entre outros convidados que contribuíram com o crescimento e desenvolvimento da cadeira ao longo de duas décadas de trabalho dedicado ao ensino, pesquisa e à assistência.
Exercendo papel central na pesquisa e tratamento do câncer no Grande ABC, o serviço de oncologia clínica da FMABC foi criado em 1996, constituindo a disciplina de Oncologia e Hematologia. Ao atendimento em hematologia realizado nos ambulatórios foi incorporado o serviço de quimioterapia. No mesmo ano foi fundada a Liga Acadêmica de Oncologia junto aos ainda estudantes Roberto Uehara e Lívia Rezende.
“Quando prestei concurso para professor na FMABC, há 20 anos, meu sonho era construir uma disciplina de qualidade científica e humanística suficiente para formar novos oncologistas e hematologistas, que não fossem apenas médicos assistenciais, mas indivíduos dotados de reflexão crítica, com capacidade de geração de conhecimento e atentos às necessidades de seus pacientes. O sonho se transformou em realidade e hoje temos vários destacados profissionais atuando em diversas cidades brasileiras e no exterior, todos formados em nossa instituição. Isso não ocorreria se não tivéssemos o apoio da FMABC em todos esses anos”, considera o professor titular de Oncologia e Hematologia da Faculdade de Medicina do ABC e responsável pela criação da disciplina na instituição, Dr. Auro del Giglio.
Hoje a disciplina de Oncologia e Hematologia é responsável por boa parte do atendimento a pacientes com câncer na rede pública regional, com atuação nos ambulatórios de especialidades no campus da FMABC, no Hospital Estadual Mário Covas de Santo André e no Hospital Anchieta de São Bernardo, onde está instalado o CACON – Centro de Alta Complexidade em Oncologia.