Obra foi escolhida pela população como prioridade durante o Orçamento Participativo 2015/2016
O prefeito Luiz Marinho de São Bernardo, assinou a ordem para o início da revitalização e modernização do campo do Jardim do Lago na última quinta-feira (18). A intervenção foi escolhida como prioridade pela população durante o Orçamento Participativo 2015/2016. A previsão é que a obra, que inclui a revitalização do campo e do entorno, dure oito meses.
Com as intervenções, o campo do Jardim do Lago vai se transformar em um verdadeiro complexo esportivo. O projeto prevê a instalação de sistema de drenagem, gramado sintético, iluminação, alambrados, bancos de reserva, prédio de apoio com 200m² com dois vestiários para jogadores, dois vestiários para árbitros, dois sanitários públicos acessíveis para pessoas com deficiência, sala para administração, depósito de materiais e sala do clube.
O secretário de Esportes e Lazer, José Alexandre Devesa, explicou que as melhorias fazem parte da ampla política de modernização de equipamentos esportivos que a Prefeitura promove desde 2009. “Antes a cidade tinha apenas um campo de futebol com grama sintética, que não tinha sequer drenagem e precisou passar por melhorias. Hoje, são cinco campos qualificados: Baetão, Corinthinha, Lavínia, R. Grande e V.a São Pedro.”
Como parte do projeto de revitalização, será feita a urbanização de todo o entorno do campo, com a instalação de pista de caminhada, playground, áreas de convivência, pista de skate, equipamentos para ginástica, área de eventos e novo paisagismo.
Marinho, lembra que esporte, lazer, cultura e saúde são temas intimamente ligados. “Tenho consciência da importância deste espaço para a comunidade e sei que, após a entrega, vocês terão um espaço qualificado para se reunirem e apreciarem os times da região. Esse avanço, como outros na região, são resultado da participação popular na gestão da cidade.”
Manoel Messias de Almeida, professor do projeto Tigrinho – escolinha de futebol apoiada pela Prefeitura -, tem as melhores expectativas com a obra. “Esse espaço vai contribuir para o desenvolvimento dos jovens do bairro. Atualmente, estamos treinando os 120 alunos que participam do Tigrinho na região no Campo do Detroit. Quando voltarmos a treinar aqui, acredito que passaremos a atender de 500 a 600 alunos, como acontece em outros campos que foram qualificados pela Administração municipal”, disse.
Eduardo de Souza Silva, diretor da Sociedade Esportiva do Jardim do Lago, revela que esse dia é um marco para os moradores e para o clube. “Ficamos satisfeitos em ter um prefeito como o Luiz Marinho, que se compromete e cumpre o que fala. Quem não acreditava que esse projeto sairia do papel, hoje tem a certeza que o serviço será realizado”, disse.
Drenagem
Durante o evento, o secretário de Serviços Urbanos, Flávio Casarini, explicou que mesmo antes do início da revitalização o campo não estava em uso em função de obras de drenagem do Córrego Alvarenga, em particular em trecho na Avenida Ministro Nelson Hungria. “A galeria que passava embaixo do campo não comportava a vazão do córrego. Se não tivéssemos resolvido essa questão primeiro, qualquer intervenção que fosse feita no campo poderia ser perdida”, pontuou.