X

Graffiti em 4 Cantos: um relato da Maria Sol Produções Culturais

Aceitando o convite do SESC São Caetano, a Maria Sol Produções Culturais, produtora de São Caetano do Sul, documentou o projeto Graffiti em 4 Cantos que em 2016 aconteceu na Praça da Moça em Diadema; na Praça dos Imigrantes em São Caetano; na Praça XV de Novembro em Mauá e na Pista de Skate de Itaquaquecetuba – sempre no período da tarde – das 15h às 17h ou das 16h às 18h. O trabalho de documentação resultou em 4 webdocs de curta duração sobre a experiência vivida em cada uma das cidades. Na visão de Maria Carolina Marchi, a produtora emprestou o seu olhar “horizontal” que norteou a maneira como as imagens foram captadas e editadas. Pois, – apesar dos roteiros dos documentários se desenharem a partir das imagens e depoimentos sobre o graffiti – desde o início, os integrantes da produtora fizeram questão de abrir a câmera e a escuta para as pessoas que estavam participando do projeto de modo que elas se sentissem muito à vontade para se expressarem em suas falas como se batessem um papo com pessoas de seu meio. Assim, a vivência do projeto foi muito além do graffiti e muito fundo no que há de mais humano em cada participante, pois Maria Carolina Marchi, diretora e roteirista; Paulo Silva, captador e editor; Nídia Linhares, captadora e editora de arte; Mayara Tutumi, assistente de produção puderam experimentar realidades e conversar com pessoas muito diferentes dos seus cotidianos.

Cada praça recebeu um grafiteiro ou uma grafiteira, na maioria dos casos, de uma cidade vizinha: a Praça da Moça recebeu a Kel, que é de Mauá; a Praça dos Imigrantes recebeu Edinho, de Diadema; a Praça XV de Novembro recebeu a Martista, de Itaquaquecetuba e a Pista do Skate recebeu Yuri Sapucaia de São Caetano.

Segunda-feira (5), haverá o lançamento dos webdocs no SESC São Caetano e será uma oportunidade muito especial para reunir todo mundo que participou dessa programação. Às 19h, haverá uma oficina de stencil, às 20h haverá a exibição dos quatro webdocs e às 20h30 haverá um Baile Black e um pocket show com Nelson Triunfo.

Imprensa:

This website uses cookies.