Pesquisa do IBGE mostra que em somente 14 anos o Brasil terá o dobro da população idosa
A inauguração do Affetto Centro-Dia para Idosos traz um novo conceito de convivência e cuidados com metodologia pioneira em São Caetano do Sul/SP.
Segundos dados do IBGE, daqui a 14 anos, o Brasil terá o dobro da população idosa que tinha há somente quatro anos atrás. Um salto de 10% para 20% da população com mais de 60 anos. Por outro lado, o número de filhos por família vem caindo rapidamente, dada a forte presença das mulheres no mercado de trabalho. Em 2020, alcançaremos a média de 1,5 filhos por mulher brasileira. Nesta matemática, que evolui rapidamente, se a população idosa está aumentando e a população jovem está diminuindo quem vai cuidar dos idosos do Brasil?
Paralelamente a estes fatos, é claro o interesse por uma melhor qualidade de vida das pessoas da terceira idade, que hoje procuram atividades que mantenham corpo e mente muito mais ativos. Além disso, o Centro-Dia soluciona o impasse existente entre não conseguir mais cuidar do idoso em casa versus não querer que ele more em uma casa de repouso.
É dentro dessa tendência que uma nova proposta de convivência para idosos é lançada no ABC Paulista, sendo a primeira em São Caetano do Sul com estes serviços. O Affetto Centro-Dia para o Idoso é o espaço com um novo conceito de convivência para a terceira idade, que funciona de segunda à sexta, das 7h às 19h, com grade de atividades focada na integração dos participantes, bem como na sua liberdade e na excelência em cuidados com uma rotina estimulante que desenvolva o bem-estar. Essa autonomia para realização de atividades do dia-a-dia e prevenção de doenças é alcançada por meio do rigoroso controle de qualidade, através da capacitação da equipe multidisciplinar e supervisão em todos os aspectos da vida do idoso, proporcionando um ambiente agradável e custos otimizados, sem a obrigatoriedade da institucionalização do idoso em uma casa de repouso, o que o privaria da convivência familiar diária.
Em uma aconchegante casa em São Caetano do Sul/SP, oferece-se então a programação que contempla recreação, fisioterapia, dança, terapia ocupacional, musicoterapia, pintura, alimentação balanceada, descanso, entre muitas outras atividades sempre personalizadas à realidade de cada idoso. Além disso, outros serviços de conveniência também serão diferenciais no Affetto, tais como: leva e traz com carro simples ou adaptado para cadeirante, serviço de acompanhante em consulta médica, compras ou outros compromissos quando o responsável por aquele idoso não pode acompanhá-lo.
Para mostrar o espaço e celebrar o início do funcionamento, o Affetto Centro-Dia gostaria de convidá-lo (a) para sua inauguração, que acontece dia 24 de setembro de 2016, das 10h às 16h, quando parte das atividades da programação geral será oferecida gratuitamente à população idosa para experimentação. O evento aberto ao público acontece na própria casa: Rua Joaquim Nabuco 172, Barro Santo Antônio, São Caetano do Sul/SP.