Inauguração da Le Blé d’Or Cafétéria et Petit Bistrot em Santo André

Na próxima quarta-feira, dia 5 de outubro de 2016, entre 12h e 21h, os chefs Emmanuel Esnaut e Helen Silva receberão pessoalmente seus convidados e o público em geral para a inauguração oficial da Le Blé d’Or Cafétéria et Petit Bistrot em Santo André, no bairro Campestre, dentro da Aliança Francesa do Grande ABC.

“A Aliança Francesa do Grande ABC é uma associação sem fins lucrativos cujo principal objetivo é difundir a língua e a cultura francesas. Além dos cursos de francês, a escola recebe em seu espaço denominado La Petite France, a Livraria Francesa e agora a Le Blé d’Or Cafétéria et Petit Bistrot. Um auditório para eventos e uma nova midiateca acabam de ser inaugurados também.”, diz Mathieu Claudel, diretor.

“É o único espaço 100% francês do ABC”, reforça o chef francês Emmanuel. A Le Blé d’Or Cafétéria et Petit Bistrot é uma extensão do food truck do casal, que desde novembro de 2015 circula pelas ruas de São Paulo e do Grande ABC. Helen, que é de Santo André, mas mora atualmente em São Caetano, já sonhava há alguns anos em trazer a gastronomia francesa, pela qual é apaixonada, para a sua terra natal e, sobretudo, para a região que oferece raras opções nesta área. A especialidade do food truck – que continuará ativo com agenda divulgada regularmente nas redes sociais da marca – são crepes e galettes salgados e doces. “O diferencial da Lé Blé d’Or está nos ingredientes.

Respeitamos as receitas tradicionais francesas e usamos ingredientes originais. Deixamos o lado criativo para os recheios, que combinam ingredientes brasileiros com queijos tipicamente franceses de produtores bastante específicos”, conta Emmanuel, com seu português correto, mas cheio de sotaque. Helen faz questão de ressaltar que as galettes são uma alternativa saudável aos crepes. Além de não conter glúten, usa-se o trigo sarraceno, que é mais leve e revela aromas florais. “A receita é típica da região da Bretanha”, diz Helen.

Estas duas especialidades serão também o carro-chefe da Cafétéria et Petit Bistrot. Mas ter um espaço físico permitirá aos chefs brincar com um menu muito mais completo e saboroso. Para a inauguração, eles prometem tortas salgadas e doces. Haverá quiches de diversos sabores, torta de chocolate (com receita premiada internacionalmente) e torta-pudim de frutas. São os famosos clafoutis, cuja receita original é com cerejas, mas que com criatividade podem ser substituídas por damasco ou maçã. Outro forte da Le Blé d’Or são os cannelés, pequenos bolos com massa externa crocante e caramelizada e recheio molhado de rum e baunilha.

No dia 5, além de oferecer momentos de degustação, a Le Blé d´Or atenderá aqueles que desejam fazer os seus pedidos na mesa. O som ambiente ficará por conta, o dia todo, do músico Sil Figueiredo. Emmanuel e Helen pretendem também dar atenção especial a todos os presentes que desejam mais informações sobre estas especialidades.

O encontro do casal foi em Londres, na Inglaterra. Ambos trabalhavam no restaurante principal do célebre chef francês Raymond Blanc. Helen, que aqui no Brasil atuava como secretária executiva em uma multinacional, decidiu fazer uma viagem de um ano para a Europa, em 2008. “Queria somente aprender inglês e acabei ficando nove anos!”, exclama ela aos risos. Já em Londres, para sobreviver, ela começou a trabalhar em um restaurante, no atendimento e logo pediu para ir para a cozinha. A cozinha revelou seus talentos. Apaixonada pela gastronomia francesa, ela bateu à porta do Le Manoir aux Quat’s Saisons (de Raymond Blanc) e lá adquiriu experiência.

Manu, apelido carinhoso de Emmanuel, já estava lá. Da cozinha ele passou para a gerência e aos poucos, com uma nova visão de negócios, foi arquitetando sem grandes pretensões seus planos futuros. A formação de Emmanuel é do CFA (Centre de Formation d’Apprentis) da cidade de Chartres, no centro-norte da França. De lá, ele passou por alguns pequenos restaurantes e sentiu que era hora de voar. Chegou em Londres, sem objetivo específico, e encontrou Raymond Blanc, com quem se identificou totalmente. “Eu sou muito parecido com ele. Dou mais importância para a cozinha, para o serviço que é oferecido, do que para o negócio em si. Além disso, Raymond gosta de usar produtos locais, da terra, e eu também.”, explica Emmanuel.

Depois de se apaixonarem e se tornarem um casal, Helen e Manu começaram a projetar a volta e vinda, respectivamente, ao Brasil. “Primeiro eu não queria, mas ele sim. Depois ele não queria mais e quem queria era eu.”, revela Helen. Até que chegaram em acordo e se lançaram na aventura de começar tudo do zero. “Foi difícil, mas no fim das contas deu tudo certo. Estamos aqui e em pouco mais de um ano, com um food truck e um espaço físico!”, comemoram.

Após inauguração, a Le Blé d’Or Cafétéria et Petit Bistrot funcionará de segunda a sábado. Durante a semana das 10h às 20h e aos sábados das 10h às 16h. O food truck terá sua agenda sempre divulgada nas redes sociais e os chefs também trabalharão com encomendas e menus para ocasiões especiais.