X

Laboratório de São Bernardo recebe prêmio no Fórum Estadual de Tuberculose

Laboratório também faz análises do programa Pró-Água

O Laboratório de Saúde Pública de São Bernardo foi premiado no Fórum Estadual de Tuberculose 2016. O prêmio, conferido em função da quantidade e qualidade de culturas realizadas ao longo de 2015 na rede municipal de saúde, foi entregue a representantes da Secretaria de Saúde no último dia 20.

Somente em 2015, o laboratório realizou 5.312 culturas do bacilo da tuberculose na rede municipal de saúde. “Durante as campanhas de detecção de tuberculose em São Bernardo há uma demanda maior pelo exame, mas é algo que fazemos ao longo do ano, pois também processamos exames de pacientes que estão em tratamento”, disse o responsável pelo Laboratório, Nivaldo Costa.

O laboratório, que até o ano passado funcionava em um espaço na Vigilância Sanitária de São Bernardo, foi transferido para um novo prédio, localizado no Taboão.

Além da cultura do bacilo de tuberculose, são realizados outros dois tipos de exames no laboratório: análise da qualidade da água que abastece o município pelo programa Pró-Água, em parceria com a Vigilância Ambiental; e de parasitologia, para análise de casos de hanseníase e esquistossomose.

Técnicos da Secretaria Estadual de Saúde devem visitar em breve o laboratório para conceder certificação no trabalho de análise da água. “Com isso, vamos deixar de mandar amostras para o Instituto Adolfo Lutz e realizar todo o trabalho aqui no espaço, pois temos condições de analisar o dobro das 31 amostras que enviamos para lá mensalmente”, disse Costa.

Imprensa:

This website uses cookies.