O vereador e Líder de governo, Jorge Salgado, propôs em seu projeto de lei à realização do teste de glicemia capilar em todos os recém-nascidos. O teste deverá ser realizado nas unidades municipais de saúde.
A proposta de Salgado pretende efetivar as ações em prol da prevenção às complicações que envolvem os diabéticos tardiamente diagnosticados. Estudos e estatísticas apontam que o número de pessoas com diabetes é crescente em todos os países, e grande parte dessas pessoas desconhecem esta condição, não sabem que têm a doença.
Hoje, crianças de zero a 05 anos de idade já têm diabetes.
Esta doença se tornou muito comum na infância, perdendo apenas para a asma. Diversos estudos recentes apontam que teve aumento da incidência da doença em crianças com menos de 5 anos de idade.
Devido a este aumento significativo, Jorge Salgado solicita atenção especial para este caso, pois, muitas vezes essas crianças usam fraldas e mamam o que dificulta a percepção da poliúria e polidipsia.
O vereador garante que o teste de glicemia capilar (um furinho na ponta do dedo) é importante para o controle dos níveis de glicose e é a principal forma de verificar a glicemia no sangue. Por falta desse simples teste, diagnósticos equivocados têm provocado óbito de incontáveis crianças e adultos. Ou deixam sequelas às vezes irreversíveis porque não foram identificados os sintomas da diabetes e, portanto, não foi realizado o procedimento médico adequado. Esse é um teste simples, rápido, e que dá uma amostra da situação para que o médico possa diagnosticar se a criança tem diabetes.