X

Consórcio apresenta contribuições para próximas etapas do PDUI

Na última reunião do ano do Conselho de Desenvolvimento, entidade regional divulga balanço sobre a construção do planejamento metropolitano

O Consórcio Intermunicipal Grande ABC apresentou, na quarta-feira (7), o balanço do processo de formulação do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI). Presidente da entidade regional e do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de São Paulo, o prefeito de São Bernardo do Campo, Luiz Marinho, avaliou os avanços da iniciativa durante seu mandato à frente do órgão que reúne os 39 municípios da Grande São Paulo, responsável pela coordenação do chamado Plano Diretor Metropolitano.

“Conseguimos realizar os compromissos considerados fundamentais para o avanço do debate das questões metropolitanas, propostos por mim no início do meu mandato como presidente deste Conselho. Em maio, quando assumi a presidência, disse que o calendário era apertado, mas conseguimos produzir bastante neste período”, afirmou o presidente do Consórcio durante a reunião, realizada no centro da capital paulista.

Luiz Marinho destacou a realização de dois seminários no ABC sobre o tema, a abertura do diálogo com o Ministério Público estadual em relação ao planejamento integrado na Grande São Paulo e o protagonismo dos cinco consórcios públicos da região metropolitana. No ABC, a entidade regional está elaborando o Plano Diretor Regional-ABC, em parceria com a Universidade Federal do ABC, de forma integrada ao PDUI.

O diretor de programas e projetos do Consórcio, na oportunidade fez um balanço da elaboração do PDUI até o momento atual. O processo conta, atualmente, com duas contribuições para o Caderno Preliminar de Propostas da Iniciativa, sendo uma elaborada pela entidade regional, em parceria com as prefeituras de São Paulo e Guarulhos, e outra produzida pela Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano (Emplasa).

Com o término do mandato de Marinho à frente do Conselho Metropolitano, o atual vice-presidente e prefeito de Santana de Parnaíba, Elvis Cezar, assume a presidência até a próxima eleição do órgão, prevista para meados de 2017.

Imprensa:

This website uses cookies.